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PROJETO |
NA TRILHA DO SOM |
SALIC |
197109 |
PROCESSO |
01416.013579/2018-99 |
RESPONSÁVEL |
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UF |
RJ |
DIRETOR |
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PRODUTOR |
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ROTEIRISTA |
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SEGMENTO
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TV Paga
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GÊNERO
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Documentário
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FORMATO
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Obra Seriada
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SINOPSE
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"A trilha sonora tem tanta importância na narrativa de um filme que na época do cinema mudo era essencial o acompanhamento de um piano ou de uma orquestra ao vivo, na sala de
cinema, para que o espectador vivenciasse uma experiência cinematográfica mais completa. Com o advento do som, o uso da música foi ganhando mais espaço, e os compositores se
tornaram cada vez mais familiarizados com a função de seu trabalho na linguagem cinematográfica. A chamada Era de Ouro do cinema americano, dos anos 30 a 50, popularizou o
trabalho de mestres das trilhas sonoras e influenciou muito do que se vê e ouve no cinema até hoje. Na Europa, o uso criativo da música dentro do espírito da Nouvelle Vague e parcerias
como as de Nino Rota com Federico Fellini e Ennio Morricone com Sergio Leone mostraram que a música trabalhava não apenas no nível subconsciente, mas também era para ser notada
e sobrevivia fora das telas.
No cinema nacional, o papel marcante da trilha sonora vem desde a obra-prima ?Limite? (1931), de Mario Peixoto, que utilizava temas de Erik Satie, Debussy, Prokofiev e outros
compositores eruditos estrangeiros. A partir de ?Ganga Bruta? (1933), de Humberto Mauro, o maestro Radamés Gnatalli chamou a atenção para o bom trabalho dos trilheiros brasileiros.
As chanchadas tiveram em Remo Usai um de seus expoentes da composição. Usai, que foi aluno do célebre Miklos Rozsa em Hollywood, deixaria sua marca posteriormente em filmes tão
diversos como ?O assalto ao trem pagador? (1962), ?Condenadas pelo sexo? (1972), ?O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão? (1977) e ?As Aventuras da Turma da Mônica? (1982).
O período do Cinema Novo não foi apenas fértil de imagens criativas. Sua ousadia narrativa vinha acompanhada de trilhas sonoras que ajudavam na criação das atmosferas pretendidas. A
música de Sergio Ricardo para ?Deus e o Diabo na Terra do Sol? (1964), por exemplo, com versos no formato de literatura de cordel, funcionava também como narradora da história.
Na década de 70, músicos populares como Chico Buarque, Edu Lobo e Francis Hime se destacaram também no cinema. Chico compôs as belas canções que embalavam a trajetória dos
personagens de ?Quando o Carnaval Chegar? (1972), ?Vai Trabalhar Vagabundo? (1973) e ?Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976), cuja trilha instrumental rendeu um Kikito para Francis
Hime no Festival de Gramado.
David Tygel, integrante do grupo Boca Livre, foi um dos mais representativos compositores de trilhas dos anos 80, numa época em que predominavam os sona de teclados e sintetizadores.
Os anos 90 marcaram o surgimento de uma nova geração, encabeçada por Antonio Pinto, que estabeleceu sólida parceria com Walter Salles e depois foi se aventurar pelos Estados
Unidos, compondo para blockbusters como ?A Hospedeira?.
Por fim, no novo século, vemos a figura do produtor-DJ utilizando seu know-how em prol do cinema. De DJ Dolores a Plinio Profeta, os profissionais que dominam os softwares acabam
traduzindo a revolução digital pela qual passou o cinema recente.
O objetivo da série ?Na Trilha do Som? é documentar a trajetória de alguns desses expoentes de diversas gerações da trilha sonora brasileira, permitindo que eles comentem seu próprio
trabalho.
A cada episódio, um compositor será enfocado, em locações que podem ser seu ambiente de trabalho ou local de inspiração. Os depoimentos serão ilustrados por imagens de seus
trabalhos, mas também queremos mostrá-los, quando possível, colocando a mão na massa, e oferecendo a eles um desafio: traduzir a si mesmo através de alguma composição que
serviria para musicar parte de sua performance no documentário.
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SITUAÇÃO
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Encerrado Prazo de Captação - Encaminhado à CPC
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DATA DA SITUAÇÃO
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2024-12-02
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PROVIDÊNCIA TOMADA
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Despacho Final de Acompanhamento 893 (3512896).
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Aprovações |
Data |
Portaria / Deliberação |
Aprovação Inicial |
2018-11-07 |
PR04086
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Primeira Liberação |
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Última Prorrogação |
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Período de Captação |
a
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Mecanismo |
Valores Aprovados |
Valores Captados |
Saldo |
Outros Editais |
441600
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441600
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0
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TOTAL |
441600
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441600
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0
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// Contas de captação |
Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
// Contas de movimentação |
Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
MOVIMENTO PJ - FSA |
3519 |
25007 -4 |
ATIVO |
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