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  Detalhes do Projeto
   
PROJETO NA TRILHA DO SOM
SALIC 197109
PROCESSO 01416.013579/2018-99
RESPONSÁVEL
UF RJ

DIRETOR
PRODUTOR
ROTEIRISTA

SEGMENTO TV Paga
GÊNERO Documentário
FORMATO Obra Seriada
SINOPSE "A trilha sonora tem tanta importância na narrativa de um filme que na época do cinema mudo era essencial o acompanhamento de um piano ou de uma orquestra ao vivo, na sala de cinema, para que o espectador vivenciasse uma experiência cinematográfica mais completa. Com o advento do som, o uso da música foi ganhando mais espaço, e os compositores se tornaram cada vez mais familiarizados com a função de seu trabalho na linguagem cinematográfica. A chamada Era de Ouro do cinema americano, dos anos 30 a 50, popularizou o trabalho de mestres das trilhas sonoras e influenciou muito do que se vê e ouve no cinema até hoje. Na Europa, o uso criativo da música dentro do espírito da Nouvelle Vague e parcerias como as de Nino Rota com Federico Fellini e Ennio Morricone com Sergio Leone mostraram que a música trabalhava não apenas no nível subconsciente, mas também era para ser notada e sobrevivia fora das telas. No cinema nacional, o papel marcante da trilha sonora vem desde a obra-prima ?Limite? (1931), de Mario Peixoto, que utilizava temas de Erik Satie, Debussy, Prokofiev e outros compositores eruditos estrangeiros. A partir de ?Ganga Bruta? (1933), de Humberto Mauro, o maestro Radamés Gnatalli chamou a atenção para o bom trabalho dos trilheiros brasileiros. As chanchadas tiveram em Remo Usai um de seus expoentes da composição. Usai, que foi aluno do célebre Miklos Rozsa em Hollywood, deixaria sua marca posteriormente em filmes tão diversos como ?O assalto ao trem pagador? (1962), ?Condenadas pelo sexo? (1972), ?O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão? (1977) e ?As Aventuras da Turma da Mônica? (1982). O período do Cinema Novo não foi apenas fértil de imagens criativas. Sua ousadia narrativa vinha acompanhada de trilhas sonoras que ajudavam na criação das atmosferas pretendidas. A música de Sergio Ricardo para ?Deus e o Diabo na Terra do Sol? (1964), por exemplo, com versos no formato de literatura de cordel, funcionava também como narradora da história. Na década de 70, músicos populares como Chico Buarque, Edu Lobo e Francis Hime se destacaram também no cinema. Chico compôs as belas canções que embalavam a trajetória dos personagens de ?Quando o Carnaval Chegar? (1972), ?Vai Trabalhar Vagabundo? (1973) e ?Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976), cuja trilha instrumental rendeu um Kikito para Francis Hime no Festival de Gramado. David Tygel, integrante do grupo Boca Livre, foi um dos mais representativos compositores de trilhas dos anos 80, numa época em que predominavam os sona de teclados e sintetizadores. Os anos 90 marcaram o surgimento de uma nova geração, encabeçada por Antonio Pinto, que estabeleceu sólida parceria com Walter Salles e depois foi se aventurar pelos Estados Unidos, compondo para blockbusters como ?A Hospedeira?. Por fim, no novo século, vemos a figura do produtor-DJ utilizando seu know-how em prol do cinema. De DJ Dolores a Plinio Profeta, os profissionais que dominam os softwares acabam traduzindo a revolução digital pela qual passou o cinema recente. O objetivo da série ?Na Trilha do Som? é documentar a trajetória de alguns desses expoentes de diversas gerações da trilha sonora brasileira, permitindo que eles comentem seu próprio trabalho. A cada episódio, um compositor será enfocado, em locações que podem ser seu ambiente de trabalho ou local de inspiração. Os depoimentos serão ilustrados por imagens de seus trabalhos, mas também queremos mostrá-los, quando possível, colocando a mão na massa, e oferecendo a eles um desafio: traduzir a si mesmo através de alguma composição que serviria para musicar parte de sua performance no documentário.
SITUAÇÃO Encerrado Prazo de Captação - Encaminhado à CPC
DATA DA SITUAÇÃO 2024-12-02
PROVIDÊNCIA TOMADA Despacho Final de Acompanhamento 893 (3512896).

Aprovações Data Portaria / Deliberação
Aprovação Inicial
2018-11-07
PR04086
Primeira Liberação
Última Prorrogação
Período de Captação a

Mecanismo Valores Aprovados Valores Captados Saldo
Outros Editais 441600 441600 0
TOTAL
441600
441600
0

 // Contas de captação
Mecanismo Agência Conta Corrente Situação

 // Contas de movimentação
Mecanismo Agência Conta Corrente Situação
MOVIMENTO PJ - FSA
3519
25007 -4
ATIVO


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