|
|
PROJETO |
Brasiliana - a história do musical afro que apresentou o Brasil ao mundo |
SALIC |
220837 |
PROCESSO |
01416.013168/2022-80 |
RESPONSÁVEL |
|
UF |
MG |
DIRETOR |
|
PRODUTOR |
|
ROTEIRISTA |
|
SEGMENTO
|
TV Paga
|
GÊNERO
|
Documentário
|
FORMATO
|
Longa
|
SINOPSE
|
O documentário "Brasiliana - A história do musical Afro que apresentou o Brasil ao Mundo" busca resgatar a história do grupo homônimo de dança que, a partir de 1950, rodou o mundo durante décadas e que é bastante desconhecida no Brasil. Durante seus mais de 25 anos de atuação, nos quais percorreu mais de 90 países, a companhia levou a cultura afro-brasileira aos quatro cantos do planeta em espetáculos cênicos de dança baseados no candomblé, no maracatu, no samba, na capoeira, no carnaval e em outras manifestações culturais populares típicas do Brasil. Com repercussão em grandes palcos do mundo e importância notável na construção da imagem do Brasil no exterior, um incômodo esquecimento marca a trajetória da companhia, completamente ignorada na historiografia cultural brasileira atual. O documentário visa resgatar a importância da Companhia Brasiliana para a criação da imagem do Brasil no exterior e para a divulgação da cultura afro - brasileira para o mundo. Se nos primeiros anos de espetáculo, a Brasiliana (ainda chamada de Teatro Folclórico Brasileiro) tinha espetáculos mais voltados para o folclore, com quadros baseados na cultura afro - brasileira espalhada pelo Brasil, com o passar dos anos, a companhia foi inserindo quadros cada vez mais sensuais, que vendiam a imagem de um Brasil bastante sexualizado, mas também espontâneo e alegre. Para discutir criticamente estes aspectos, o documentário discute aspectos da trajetória da companhia, passando por quatro eixos principais: a história da companhia; a exploração dos corpos negros e a criação de uma imagem de Brasil no exterior; os desdobramentos das atividades da companhia no Brasil e no mundo; o esquecimento da Brasiliana. A história da Brasiliana é de significante importância para todo brasileiro, e mesmo aos estrangeiros, tornando o público -alvo bastante amplo. Haroldo Costa, Carminha Sorriso, a pupila de Mercedes Batista Jurandir Palma, Vatussi que protagonizou espetáculos no Moulin Rouge , músicos e um dos produtores e herdeiro do rico acervo da companhia Gino Askanasy, filho de Miecio Askanasy.
|
SITUAÇÃO
|
Aguarda captação
|
DATA DA SITUAÇÃO
|
2022-12-22
|
PROVIDÊNCIA TOMADA
|
|
Aprovações |
Data |
Portaria / Deliberação |
Aprovação Inicial |
2022-12-22 |
175E/22
|
Primeira Liberação |
15/06/2023
|
|
Última Prorrogação |
|
|
Período de Captação |
2022-12-22 a
2024-12-31
|
Mecanismo |
Valores Aprovados |
Valores Captados |
Saldo |
ART. 1º A - Lei 8.685/93 |
350000
|
350000
|
0
|
Edital Ancine |
510934
|
0
|
510934
|
Rendimentos |
0
|
13018.01
|
0
|
Recursos próprios/contrapartida |
45312.32
|
0
|
0
|
TOTAL |
906246.32
|
363018.01
|
510934
|
// Contas de captação |
Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
ARTIGO 1° - A |
2995 |
65407 -8 |
ATIVO |
// Contas de movimentação |
Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
MOVIMENTO PJ |
2995 |
65408 -6 |
ATIVO |
|