|
|
PROJETO |
VINTE LUAS |
SALIC |
160749 |
PROCESSO |
01416.008577/2016-16 |
RESPONSÁVEL |
|
UF |
SP |
DIRETOR |
|
PRODUTOR |
|
ROTEIRISTA |
|
SEGMENTO
|
Salas de Exibição
|
GÊNERO
|
Ficção
|
FORMATO
|
Longa
|
SINOPSE
|
Obra Cinematográfica de ficção, Baseada na Bandeira de Luiz Castanho de Almeida em 1671. Através de uma livre adaptação de um fato histórico pouco conhecido, contaremos a saga de quatro irmãos que, em conflito decidem levar os restos mortais do pai de volta para casa. Os conflitos entre eles e a forma como o será feita essa jornada redefinirá suas próprias identidades, e suas relações. Nesse contexto do Brasil pré-colonial, nos aproveitaremos de uma narrativa de ação e aventura, para rediscutir a identidade nacional.
Após perderem o pai durante uma rebelião de seus subordinados, quatro irmãos lutam para sobreviver enquanto discutem o que fazer com o corpo do pai. Em meio às disputas de seus meio irmãos (meio branco, meio indio) e as dificuldades impostas pela natureza e pelos seus inimigos, acompanharemos o amadurecimento de Tinga, um garoto mestiço de 15 anos, que quer desesperadamente ser aceito por seus parentes. Como na tragédia de Antígona, temos a morte explicitando um conflito entre diferentes tradições. Cauê, bastardo de Luiz Castanho, quer cremar o corpo e seguir atrás de vingança como demandam seus ancestrais indígenas, enquanto seus meio irmãos querem levar o corpo de volta para São Paulo para ser enterrado como cristão.
Duas visões de mundo colidem em um retrato preciso da natureza humana.
Vinte luas segue uma curva narrativa clássica, com os três atos bem definidos. O arco narrativo principal, conta a história de 4 irmãos que, perdem o pai num motim, e após muito conflito, defendem o corpo do morto por vinte dias até poderem leva-lo de volta para São Paulo. Paralelo a essa história, temos um segundo arco narrativo, a história de Tinga, um mestiço adolescente, em sua jornada para se tornar um adulto e ser aceito pelos irmãos.
A tragédia de Antígona, é uma referência temática que sustenta nossas escolhas narrativas. E o filme "o Regresso" de Alejandro González Iñárritu, é uma grande referência estética, principalmente pelo protagonismo que a natureza exerce na saga de vingança de Hugh Glass.
O Filme se passa todo na natureza. Seus cenários são rio
|
SITUAÇÃO
|
Projeto Cancelado - Fomento Indireto
|
DATA DA SITUAÇÃO
|
2022-11-23
|
PROVIDÊNCIA TOMADA
|
|
Aprovações |
Data |
Portaria / Deliberação |
Aprovação Inicial |
2016-12-06 |
0304/16
|
Primeira Liberação |
|
|
Última Prorrogação |
2017-12-01 |
0136/17
|
Período de Captação |
2016-12-06 a
2019-12-31
|
Mecanismo |
Valores Aprovados |
Valores Captados |
Saldo |
ART. 1º A - Lei 8.685/93 |
2074000
|
0
|
2074000
|
Outras Fontes |
1500000
|
0
|
1500000
|
Recursos próprios/contrapartida |
190000
|
0
|
0
|
TOTAL |
3764000
|
0
|
3574000
|
// Contas de captação |
Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
ARTIGO 1° - A |
6943 |
9188 -X |
ATIVO |
// Contas de movimentação |
Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
MOVIMENTO PJ |
6943 |
9189 -8 |
ATIVO |
|