|
|
PROJETO |
A FERA NA SELVA |
SALIC |
187955 |
PROCESSO |
01416.012602/2018-28 |
RESPONSÁVEL |
|
UF |
MG |
DIRETOR |
|
PRODUTOR |
|
ROTEIRISTA |
|
SEGMENTO
|
Salas de Exibição
|
GÊNERO
|
|
FORMATO
|
|
SINOPSE
|
A Fera na Selva (título provisório) é um longa de ficção, livremente inspirado no romance homônimo de Henry James. O livro envolve os personagens em uma atmosfera de segredo e mistério, e encanta os leitores pela universalidade que existe em uma história de amor. O desejo de adaptar essa obra para a linguagem cinematográfica surge a partir da questão central da obra: a ideia de que deixamos o amor e os encontros possíveis passarem por nós sem nos afetarmos, por uma preocupação com um futuro que nunca chega. Consideramos essa reflexão muito atual, dada a dificuldade da criação de vínculos entre as pessoas do nosso tempo. A partir desse contexto, pensamos: como fazer essa transposição de modo a manter o sentimento que a obra aciona, sem perder a essência da nossa criação e do nosso tempo?
Decidimos transpor a história narrada no livro, que se passa num ambiente burguês do século XIX na europa, para um cenário fabular, de terra árida e atmosfera atemporal. As paisagens são compostas por estradas esvaziadas e por áreas onde as construções estão abandonadas. Imagens que são, ao mesmo tempo, ruínas do passado e do futuro. Se o mundo distópico, no qual o amor parece ter se tornado um sentimento raro, é formalizado a princípio pelos cenários, ele o é fortalecido a partir do estranhamento da mise-en-scène e da forma como se dão as relações, os diálogos e as ações dos personagens.
A narrativa acompanha a busca de Dora, que vaga pelo mundo atrás de algo que está guardado para ela, mas ela não sabe o que é. Sua busca se inicia a partir de um misterioso encontro com um cachorro negro que cruza o seu caminho como um guia, ou como uma maldição. No início de sua trajetória ela encontra Ernesto e acaba lhe contando sobre sua busca. Dez anos depois, Dora chega a uma vila, um lugar onde o afeto e a coletividade ainda existem. Ali ela reencontra Ernesto. Um amor silencioso se insinua entre eles, mas quando a aproximação dos dois e a revelação do sentimento se torna inevitável, Dora foge dali. Ela cruza o túnel que a levou até Bento Simões, mas Ernesto está lá do outro lado, como um fantasma, esperando por ela no planalto árido e vazio. Ela grita por ele, mas ele desaparece e não a responde. Enfim, ela entende que o que lhe foi destinado era a sua própria busca.
Nesse processo de transposição da literatura para o cinema, optamos por construir um filme do gênero realismo fantástico, com elementos de fábula e tragédia, criando uma atmosfera de mistério e estranhamento. Uma história de amor que se desvencilha da excessiva carga melodramática e psicologizante e aposta nas ações e na fisicalidade das imagens e da mise-en-scène. Para isso, temos alguns cineastas como referência: no que diz respeito a um mundo distópico e uma atmosfera de estranhamento, pensamos em Béla Tarr, Michael Haneke e Phillippe Grandrieux. Para a construção das personagens femininas trágicas, podemos citar Barbara Loden, Agnès Varda e Kelly Reichardt.
|
SITUAÇÃO
|
Projeto cadastrado - Aguarda análise
|
DATA DA SITUAÇÃO
|
2022-08-02
|
PROVIDÊNCIA TOMADA
|
|
Aprovações |
Data |
Portaria / Deliberação |
Aprovação Inicial |
|
|
Primeira Liberação |
|
|
Última Prorrogação |
|
|
Período de Captação |
a
|
Mecanismo |
Valores Aprovados |
Valores Captados |
Saldo |
ART 1º - Lei 8.685/93 |
0
|
0
|
0
|
ART 1º A | '
0
|
0.0
|
0
|
ART 3º - Lei 8.685/93 |
0
|
0
|
0
|
ART 3º A |
0
|
0.0
|
0
|
ART 18 (Lei 8.313/91 ROUANET) |
0
|
0
|
0
|
ART 25 (Lei 8.313/91 ROUANET) |
0
|
0
|
0
|
ART 39 (Condecine)
|
0
|
0.0
|
0
|
ART 41 (Funcines)
|
0
|
0.0
|
0
|
Editais ANCINE
|
0
|
0.0
|
0
|
Edital ANCINE - PAR
|
0
|
0.0
|
0
|
Edital ANCINE - PAQ
|
0
|
0.0
|
0
|
Outros Editais
|
0
|
0.0
|
0
|
Lei Estadual
|
0
|
0.0
|
0
|
Lei Municipal
|
0
|
0.0
|
0
|
Outras Fontes
|
0
|
0.0
|
0
|
CONTRAPARTIDA
|
0
|
-
|
-
|
Conversão
|
0
|
0
|
0
|
RENDIMENTOS
|
-
|
0.0
|
-
|
TOTAL |
0
|
0
|
0
|
// Contas de captação |
Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
// Contas de movimentação |
Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
|