ANCINE - AGÊNCIA NACIONAL DO CINEMA
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  Detalhes do Projeto
   
PROJETO Educar para incluir
SALIC 220502
PROCESSO 01416.004521/2022-31
RESPONSÁVEL
UF RJ

DIRETOR
PRODUTOR
ROTEIRISTA

SEGMENTO Salas de Exibição
GÊNERO Documentário
FORMATO Longa
SINOPSE Educar para Incluir parte da visão lúdica e divertida da criança e do jovem sobre como a educação pode ser comum a todos. Iremos percorrer o Brasil registrando e nos aprofundando no dia-a-dia escolar de alunos e professores com deficiência. O artigo 24 da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU defende um sistema educacional inclusivo em todos os níveis. Em vigor desde janeiro de 2015 e feita a partir da Convenção da ONU, a Lei 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão) representou um grande avanço na inclusão de pessoas com deficiência na sociedade brasileira. No entanto, na área de educação, ainda existe um notável despreparo de escolas e professores para o atendimento às situações de inclusão. No entanto, nos últimos dois anos, o Decreto 10.502, publicado pelo Ministério da Educação, fez com que muitos alunos com deficiência ficassem fora das escolas regulares. Apesar de proibido pela LBI, muitos tiveram as matrículas negadas em diversas instituições de ensino regular. Além disso, o impacto da pandemia da Covid-19 e o longo período em que as aulas presencias foram suspensas trouxeram consequências e desafios que ainda não foram totalmente estudados. Educar para Incluir encontra referência em dois filmes brasileiros contemporâneos que tem como tema a educação. 'A quem interessa a ignorância', de Alexandre Carvalho, e 'Pro dia nascer feliz', de João Jardim. A partir dessas referências, pretendemos mostrar a educação inclusiva e seus desafios na prática, no dia-a-dia de professores, alunos com e sem deficiência, pais em busca de um colégio para um filho com deficiência e da comissão que orienta esses mesmos pais quando encontram dificuldades para colocar seus filhos em escolas regulares. O filme mostrará 5 instituições de ensino e, além de registrarmos o dia-a-dia e a dinâmica das classes onde estão incluídos os alunos com deficiência, vamos entrevistar professores, pedagogos e diretores envolvidos no processo de inclusão.
SITUAÇÃO Aguarda captação
DATA DA SITUAÇÃO 2022-08-22
PROVIDÊNCIA TOMADA

Aprovações Data Portaria / Deliberação
Aprovação Inicial
2022-08-22
108E/22
Primeira Liberação
Última Prorrogação
Período de Captação 2022-08-22 a 2025-12-31

Mecanismo Valores Aprovados Valores Captados Saldo
ART. 3º A - Lei 8.685/93 225000 0 225000
Edital Ancine 1225000 0 1225000
Recursos próprios/contrapartida 76400 0 0
TOTAL
1526400
0
1450000

 // Contas de captação
Mecanismo Agência Conta Corrente Situação
ARTIGO 3° - A
3223
23851 -1
ATIVO

 // Contas de movimentação
Mecanismo Agência Conta Corrente Situação
MOVIMENTO PJ
3223
23852 -X
ATIVO
MOVIMENTO PJ - FSA
3223
23882 -1
ATIVO


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