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  Detalhes do Projeto
   
PROJETO O SEQUESTRO DO VOO 375
SALIC 160013
PROCESSO 01580.080662/2015-29
RESPONSÁVEL
UF DF

DIRETOR
PRODUTOR
ROTEIRISTA

SEGMENTO Salas de Exibição
GÊNERO Ficção
FORMATO Longa
SINOPSE No dia 29 de setembro de 1988, foi conhecido pelo povo brasileiro o primeiro caso de sequestro de avião com vítimas no Brasil. Foi o voo 375 da Vasp que fazia a escala Belo Horizonte/Rio de Janeiro. Na manhã deste dia, Raimundo Nonato Alves da Conceição, 28 anos, comprou uma passagem para este voo e sem nenhum problema embarcou no avião carregando uma arma calibre 32 e uma mochila contendo 90 balas para recarga. Logo após a decolagem Raimundo se levantou da sua poltrona e foi em direção à cabine. O comissário Ronaldo Dias tentou impedir que o sequestrador chegasse à cabine de comando e por isso levou um tiro de raspão na cabeça. Raimundo Nonato disparou cinco tiros na porta da cabine do avião, que na época não era blindada. Os tiros atingiram o painel do avião e também a perna de um piloto que pegava uma carona no voo e estava na cabine de comando da aeronave, com isso o comandante abriu a porta antes que ele derrubasse o avião. O comandante Fernando Murilo de Lima e Silva, que estava no comando da aeronave no momento do sequestro, só teve tempo de enviar um sinal para a torre de comando do aeroporto internacional de Brasília avisando que havia um sequestro em andamento. Ao tentar responder ao chamado da torre o copiloto Salvador Evangelista levou um tiro na parte de trás da cabeça morrendo na hora. A partir daí o piloto começou a tentar uma negociação com Raimundo Nonato que tinha a intenção de lançar o avião sobre o palácio do planalto em Brasília, afirmando que iria acertar as contas com o governo federal. A intenção era matar o então presidente da república José Sarney, para ele responsável pela crise que o país enfrentava e por sua dificuldade financeira ter chegado ao ponto que chegou. As negociações não caminhavam bem e o piloto resolveu fazer manobras arriscadas com a aeronave. Uma das turbinas desligou por falta de combustível e com isso o comandante Murilo avisou que precisariam pousar em Goiânia para reabastecer e só depois voltariam a Brasília, mas Raimundo Nonato não permitiu.
SITUAÇÃO Projeto Cancelado - Fomento Indireto
DATA DA SITUAÇÃO 2024-11-25
PROVIDÊNCIA TOMADA Processo encaminhado para cancelamento conforme orientações dos Despacho de Encaminhamento n.º 6-E/2023/SEF/SFO/CEA e Despacho n.º 314-E/2023/SEF/SFO/CPG.

Aprovações Data Portaria / Deliberação
Aprovação Inicial
2016-01-13
0006/16
Primeira Liberação
Última Prorrogação
2017-12-01
0136/17
Período de Captação 2016-01-13 a 2019-12-31

Mecanismo Valores Aprovados Valores Captados Saldo
ART. 1º A - Lei 8.685/93 2650000 0 2650000
ART. 3º A - Lei 8.685/93 907500 0 907500
Recursos próprios/contrapartida 190000 0 0
TOTAL
3747500
0
3557500

 // Contas de captação
Mecanismo Agência Conta Corrente Situação
ARTIGO 1° - A
3129
27135 -7
ATIVO
ARTIGO 3° - A
3129
27136 -5
ATIVO

 // Contas de movimentação
Mecanismo Agência Conta Corrente Situação
MOVIMENTO PJ
3129
27137 -3
ATIVO


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