|
|
PROJETO |
VA'A ANTÁRTICA |
SALIC |
190327 |
PROCESSO |
01416.008021/2019-72 |
RESPONSÁVEL |
|
UF |
DF |
DIRETOR |
|
PRODUTOR |
|
ROTEIRISTA |
|
SEGMENTO
|
TV Aberta
|
GÊNERO
|
Documentário
|
FORMATO
|
Obra Seriada
|
SINOPSE
|
Expedição VA`A é uma série documental para TV, com 6 episódios de 30 minutos. Na data em que se comemoram os 200 anos da chegada do homem na Antártica (2020), um grupo aventureiro enfrenta o desafio de levar uma canoa polinésia para remar no continente gelado e, ainda, velejar pelo território inexplorado do Círculo Polar.
A inspiração para a viagem é o mito polinésio de que este povo, conduzido por um príncipe Maori nos anos 650 d.c., foi o primeiro a chegar na região à bordo de uma canoa polinésia, ao contrário do que diz a história oficial.
O ponto de partida é a Terra do Fogo. É de lá que os remadores, o historiador-fotógrafo, a canoa polinésia e a tripulação zarpam à bordo do lendário veleiro Kotik. O barco é um dos poucos veleiros polares construídos no Brasil e carrega em seu diário de bordo mais de 30 travessias para a Antártica.
Entre ondas e tempestades violentas, a expedição cruza o estreito de Drake, considerado o mar mais perigoso do mundo, até atingir a Península Antártica. A partir daí, a canoa polinésia percorre os acidentes geográficos que levam nomes brasileiros, lugares deixados à deveria na memória do Brasil. São eles as ilhas Pernambuco, Sampaio Ferraz e Cruls, além do Pico Alencar e do Monte Rio Branco. Entre uma remada e outra, a presença do homem e as primeiras expedições a esse continente são resgatadas.
Trajeto concluído, o grupo se depara com um desafio ainda maior. Desbravar a linha do círculo polar, fronteira histórica da Antártica, à bordo do veleiro Kotik. Até então, poucas pessoas ousaram cruzar esse limite do desconhecido. Amyr Klink é um deles.
A aventura vai além da superação das condições físicas e psicológicas da equipe. A relação do Brasil com Antártica, a reflexão sobre ocupação do continente para além de propósitos científico e militares e a busca pelo inexplorado fazem parte da jornada.
|
SITUAÇÃO
|
Projeto Cancelado - Fomento Indireto
|
DATA DA SITUAÇÃO
|
2021-08-19
|
PROVIDÊNCIA TOMADA
|
|
Aprovações |
Data |
Portaria / Deliberação |
Aprovação Inicial |
2019-08-23 |
2935E19
|
Primeira Liberação |
|
|
Última Prorrogação |
|
|
Período de Captação |
2019-08-23 a
2019-12-31
|
Mecanismo |
Valores Aprovados |
Valores Captados |
Saldo |
ART. 1º A - Lei 8.685/93 |
2430266.75
|
0
|
2430266.75
|
Recursos próprios/contrapartida |
127908.77
|
0
|
0
|
TOTAL |
2558175.52
|
0
|
2430266.75
|
// Contas de captação |
Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
ARTIGO 1° - A |
3599 |
21527 -9 |
ATIVO |
// Contas de movimentação |
Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
MOVIMENTO PJ |
3599 |
21532 -5 |
ATIVO |
|