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  Detalhes do Projeto
   
PROJETO VIRGÍNIA E ADELAIDE
SALIC 237150
PROCESSO 01416.012770/2023-81
RESPONSÁVEL
UF RS

DIRETOR
PRODUTOR
ROTEIRISTA

SEGMENTO Salas de Exibição
GÊNERO
FORMATO
SINOPSE Virgínia Leone Bicudo (São Paulo, 1910-2003) recebe o nome da avó, escrava de uma fazenda de café em São Paulo. Adelaide Koch (Berlin, 1896-São Paulo, 1980) também recebe o nome da avó, matriarca de uma tradicional família judia alemã. Virgínia frequenta a escola pública, sofre preconceito por ser a única criança negra da classe, torna-se a melhor aluna da escola. Adelaide forma-se médica, psicanalista, casa-se, tem duas filhas. Virgínia tenta ser médica, mas quase não há médicas negras no Brasil. Estuda psicologia, sociologia, é a única mulher, a única pessoa negra da faculdade. O nazismo toma conta da Alemanha, judeus são perseguidos, presos, mortos. Adelaide e sua família fogem da Alemanha, deixando tudo para trás, para salvar suas vidas. Virgínia trabalha com saúde mental pública na periferia, escrevendo a primeira tese acadêmica sobre racismo no Brasil. Adelaide vai morar com a família numa pensão em São Paulo, não têm dinheiro e não falam português. Virgínia quer entender o seu sofrimento e sua dor. Adelaide precisa aprender português para trabalhar. Virgínia e Adelaide encontram-se em agosto de 1937. As duas estão fugindo do racismo, do nazismo, do autoritarismo. Adelaide aceita Virgínia como sua primeira paciente. Três meses depois, Getúlio Vargas dá um auto-golpe, torna-se ditador, funda o Estado Novo, de inspiração fascista. Getúlio negocia seu apoio à Alemanha nazista, o Zepelim, com suásticas nas bandeiras, flutua no céu de São Paulo, para o terror das filhas de Adelaide. Getúlio fecha o Jornal "Voz da Raça" e proíbe a Frente Negra Brasileira, base da pesquisa de Virgínia. Adelaide e Virgínia foram médica e paciente por quase 10 anos, colegas de trabalho por 30 anos, amigas a vida inteira. Uma relação que inspira empatia e tolerância, uma declaração de fé na possibilidade transformadora do encontro. O filme intercala duas linhas narrativas, misturando ficção, dramaturgia baseada em fatos reais, e documentário, a partir do levantamento de imagens de arquivo. Uma das linhas reconstitui os momentos de convívio de Virgínia e Adelaide, as sessões de terapia, palestras e programas de rádio, ambientados na cidade de São Paulo da década de 1930, como em um filme de ficção. A outra linha apresenta trechos documentais propriamente ditos, costurando filmes, fotos, documentos e depoimentos narrados pelas atrizespersonagens acerca do contexto histórico-cultural da época e de suas biografias. As relações entre a história do Brasil e da Alemanha na década de 1930, o crescimento de doutrinas totalitárias lá e aqui, dialogam com o atual momento político no Brasil e no mundo e podem ajudar a compreendê-lo. A batalha travada por Virgínia para consolidar seu espaço dentro da universidade pública reverbera na política de cotas raciais que celebra uma década em 2022. A história de duas mulheres fortes, que romperam com preconceitos e se tornaram expoentes em sua profissões, ilumina a luta feminista no século 20.
SITUAÇÃO FSA - Cadastramento no SALIC para envio a CPC
DATA DA SITUAÇÃO 2024-05-28
PROVIDÊNCIA TOMADA CF Contrato PR-05.151 (3209008)

Aprovações Data Portaria / Deliberação
Aprovação Inicial
Primeira Liberação
Última Prorrogação
Período de Captação a

Mecanismo Valores Aprovados Valores Captados Saldo
Outros Editais 600000 300000 300000
TOTAL
600000
300000
300000

 // Contas de captação
Mecanismo Agência Conta Corrente Situação

 // Contas de movimentação
Mecanismo Agência Conta Corrente Situação
MOVIMENTO PJ - FSA
3252
24054 -0
ATIVO


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