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PROJETO |
Câmera Dibiana |
SALIC |
240435 |
PROCESSO |
01416.002859/2024-10 |
RESPONSÁVEL |
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UF |
PA |
DIRETOR |
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PRODUTOR |
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ROTEIRISTA |
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SEGMENTO
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TV Paga
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GÊNERO
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Documentário
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FORMATO
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Longa
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SINOPSE
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O documentário Câmera Dibiana faz um recorte da história do Cinema Brasileiro através do trabalho de Dib Lutfi (1936-2016), diretor de fotografia que virou mito ao construir sua obra junto aos mais destacados cineastas do Brasil, desde o período do Cinema Novo.
Os personagens são diretores, fotógrafos, técnicos e estrelas dos filmes com quem Dib trabalhou. Estes concedem seus depoimentos olhando para o passado, expressando fatos e ideias sobre seus filmes e sobre toda a sorte de trocas num set com a presença do Dib. Cacá Diegues, Walter Lima Jr., Ruy Guerra, Lauro Escorel, Ana Maria Magalhães, Lucélia Santos, Marina Lutfi, Zelito Viana e outros que já deixaram registrados seus depoimentos, como Saraceni, Arnaldo Jabor, Domingos Oliveira e Sérgio Ricardo.
A narrativa explora essas histórias contadas junto a um universo de imagens daqueles filmes emblemáticos que carregam os planos célebres do fotógrafo. Estes planos são apresentados segundo uma "lógica visual" pensada ao redor das coreografias de movimento do diretor. Incluem-se aí os giros, os tours, as marchas-rés, as descidas e subidas em escadas, ou caminhadas simples que foram realizadas pelo Dib. Além disso, destaca-se ainda o controle do diafragma e o uso da luz natural.
Uma camada do documentário é narrada pelo próprio Dib, através dos seus depoimentos de arquivo. Sua voz dá personalidade às memórias e promove um mergulho em sua obra, da TV Rio ao Cinema Novo, do Cinema Alemão ao Globo Repórter, sempre dando destaque às proezas realizadas com a câmera na mão, as quais encantaram os alemães e causaram torpor na crítica especializada, que não acreditava que aqueles planos-sequência pudessem ser realizados por um homem. O reconhecimento dessa obra lhe concedeu interesse, notoriedade e muitos prêmios no Brasil e no exterior.
A proposta estética do documentário ocorre tanto na camada sonora quanto visual: os planos do Dib são permeados pelos comentários dos entrevistados, ao nível sonoro, e por fotografias de cena (stills), bastidores, imagens de acervos, recortes de jornal e revista, ao nível visual.
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SITUAÇÃO
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Aguarda captação
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DATA DA SITUAÇÃO
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2025-03-19
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PROVIDÊNCIA TOMADA
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Despacho do Diretor Presidente nº 23-E de 25/02/2025 / Publicado em: 11/03/2025 - Despacho de adequação do prazo de captação dos projetos audiovisuais aprovados com mecanismos de financiamento da Lei n.º 8.313/91
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Aprovações |
Data |
Portaria / Deliberação |
Aprovação Inicial |
2024-05-21 |
62E/24
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Primeira Liberação |
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Última Prorrogação |
2025-03-11 |
023E/25
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Período de Captação |
2026-01-01 a
2027-12-31
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Mecanismo |
Valores Aprovados |
Valores Captados |
Saldo |
ART. 25 - Lei 8.313/91 |
600000
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0
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600000
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Leis Estaduais de Incentivo |
200000
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0
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200000
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Leis Municipais de Incentivo |
100000
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0
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100000
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Outras Fontes |
50000
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0
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50000
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Recursos próprios/contrapartida |
50000
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0
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0
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TOTAL |
1000000
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0
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950000
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// Contas de captação |
Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
ARTIGO 25 |
2810 |
28219 -7 |
ATIVO |
// Contas de movimentação |
Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
MOVIMENTO PJ - L.ROUANET |
2810 |
111265 -1 |
ATIVO |
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