|
|
PROJETO |
Estão voltando as flores |
SALIC |
150603 |
PROCESSO |
01580.069315/2015-45 |
RESPONSÁVEL |
|
UF |
RJ |
DIRETOR |
|
PRODUTOR |
|
ROTEIRISTA |
|
SEGMENTO
|
Salas de Exibição
|
GÊNERO
|
Documentário
|
FORMATO
|
Longa
|
SINOPSE
|
ESTÃO VOLTANDO AS FLORES
Documentário sobre o Retiro dos Artistas e os seus moradores
O documentário pretende contar um pouco da história do Retiro, de sua criação e suas reinvenções, na década de 70, com a iniciativa da atriz Nair Belo e a ajuda de Cidinha Campos, e mais recentemente a reestruturação e expansão das atividades promovida pelo ator e deputado Stephan Nercessian, após a instituição quase ter acabado na década passada.
A principal fonte de material a ser coletado, que será determinante para a montagem e estruturação do documentário, será o depoimento dos artistas que hoje vivem por lá. Artistas e técnicos de teatro, dança, música, cinema e circo que construíram a cultura brasileira da segunda metade do século passado. Uma geração de artistas extraordinários que atravessaram a transformação nos meios de comunicação atingindo uma gama de plateias até então inimaginável. Como foi a vida desses personagens? Como foi presenciar tantas transformações tecnológicas, sociais e políticas? Como essas transformações influenciaram em suas artes? Como é o dia-a-dia no Retiro? Como pensam o futuro?
A nossa estória começa com um take noturno. Do POV de Deus, vindo de uma câmera numa grua Áquila, vemos uma multidão de barracas coloridas e ouvimos música alta e risadas felizes. Na tela vemos escrito JULHO 2015. A câmera se aproxima e distinguimos uma típica festa junina carioca. A grua desce até o ponto de quase encostar no chão e saímos com a câmera andando no meio das pessoas: casais dançando quadrilha, pamonha, bandeirinhas ao vento, milho verde, gargalhadas, casamento caipira, pé-de-moleque, e muita felicidade.
No meio desta multidão, vemos a atriz Joana Fomm (ou outro apresemtador) caminhando e conversando com um dos residentes do Retiro dos Artistas. Destes e outros bate-papos informais que a atriz Joana Fomm terá com os residentes do Retiro dos Artistas, nascerá o nosso documentário.
|
SITUAÇÃO
|
Projeto Cancelado - Fomento Indireto
|
DATA DA SITUAÇÃO
|
2024-09-04
|
PROVIDÊNCIA TOMADA
|
|
Aprovações |
Data |
Portaria / Deliberação |
Aprovação Inicial |
2015-11-17 |
0265/15
|
Primeira Liberação |
|
|
Última Prorrogação |
2017-12-01 |
0136/17
|
Período de Captação |
2017-12-01 a
2019-12-31
|
Mecanismo |
Valores Aprovados |
Valores Captados |
Saldo |
ART. 1º A - Lei 8.685/93 |
1740440
|
0
|
1740440
|
Recursos próprios/contrapartida |
92000
|
0
|
0
|
TOTAL |
1832440
|
0
|
1740440
|
// Contas de captação |
Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
ARTIGO 1° - A |
3223 |
19338 -0 |
ATIVO |
// Contas de movimentação |
Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
MOVIMENTO PJ |
3223 |
19339 -9 |
ATIVO |
|