|
|
PROJETO |
Fernando, Mário e Oscar (título provisório) |
SALIC |
220823 |
PROCESSO |
01416.006011/2022-06 |
RESPONSÁVEL |
|
UF |
RJ |
DIRETOR |
|
PRODUTOR |
|
ROTEIRISTA |
|
SEGMENTO
|
Salas de Exibição
|
GÊNERO
|
Documentário
|
FORMATO
|
Média
|
SINOPSE
|
O documentário Fernando, Mário e Oscar será uma viagem sobre os sonhos, projetos e os meandros de uma grande amizade que uniu três artistas que se juntaram para realizar um acidentado filme sobre a utopia, através das improváveis curvas da arquitetura de Niemeyer.
Era o final dos anos 80 e eles, sobreviventes de uma ditadura que mediocrizara o país, viviam intensamente a abertura política. Munidos apenas com uma câmera de 16 mm e muitas ideias, viajaram pelo Brasil buscando as formas de uma arquitetura humanista e transformadora. Foram até a Europa e pretendiam chegar ao Norte da África para entender o impacto das obras daquele que fora um dos maiores artífices do Brasil moderno, de um futuro solapado durante aqueles 25 anos de autoritarismo.
Brasília, Rio, Paris, Milão e depois de centenas de metros de negativo rodados, eles terminaram de filmar um verdadeiro poema audiovisual, a incrível junção do cinema com a arquitetura, reinterpretando-a, dando novos significados aqueles incríveis prédios de concreto armado que flutuavam. A sede do Partido Comunista Francês, a Universidade de Argel, a Pampulha, entre outras locações, serviram para eles pensarem o Brasil do futuro, seus dilemas e o cinema em uma permanente confraternização permeada pela camaradagem e amor à vida. Mas aquele filme, infelizmente, nunca foi finalizado.
Logo no início do primeiro governo eleito democraticamente, o de Fernando Collor de Mello, como uma antessala do que seria o presente que vivemos nesse distante 2022, paradoxalmente, a cultura foi perseguida e a Embrafilme fechada. Muitos abandonaram o cinema, outros sucumbiram a falta de perspectivas e o desgosto. Fernando Coni Campos foi um deles. Esse singular diretor partiu sem ter terminado seu último filme, o poema audiovisual que com tanto empenho idealizara com seus amigos.
O filme está longe de ser um projeto modesto, queremos abrir uma pequena cápsula do tempo perdida, recuperando um filme inacabado e resgatar a obra desses três grandes artistas fazendo uma arqueologia sobre a amizade e a arte brasileira.
|
SITUAÇÃO
|
Aguarda captação
|
DATA DA SITUAÇÃO
|
2022-12-21
|
PROVIDÊNCIA TOMADA
|
|
Aprovações |
Data |
Portaria / Deliberação |
Aprovação Inicial |
2022-12-20 |
173E/22
|
Primeira Liberação |
|
|
Última Prorrogação |
|
|
Período de Captação |
2022-12-20 a
2026-12-31
|
Mecanismo |
Valores Aprovados |
Valores Captados |
Saldo |
ART. 1º A - Lei 8.685/93 |
925000
|
0
|
925000
|
Edital Ancine |
500000
|
0
|
500000
|
Recursos próprios/contrapartida |
75000
|
0
|
0
|
TOTAL |
1500000
|
0
|
1425000
|
// Contas de captação |
Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
ARTIGO 1° - A |
3519 |
27463 -1 |
ATIVO |
// Contas de movimentação |
Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
MOVIMENTO PJ - FSA |
3519 |
27473 -9 |
ATIVO |
MOVIMENTO PJ |
3519 |
27468 -2 |
ATIVO |
|