|
|
PROJETO |
donas do Brasil |
SALIC |
180080 |
PROCESSO |
01416.000154/2018-10 |
RESPONSÁVEL |
|
UF |
ES |
DIRETOR |
|
PRODUTOR |
|
ROTEIRISTA |
|
SEGMENTO
|
TV Paga
|
GÊNERO
|
Documentário
|
FORMATO
|
Longa
|
SINOPSE
|
"donas do Brasil" é um documentário de longa-metragem sobre mulheres com mais de 70 anos que dedicaram suas trajetórias à luta para a construção de um país mais justo: em movimentos humanitários, sociais, ambientais, etc. Mulheres vividas, sofridas, com muita experiência e sabedoria para compartilhar de quem já enfrentou preconceitos e quebrou paradigmas numa época em que pouco se falava sobre feminismo e pouco se reconhecia a força de ser mulher, em diferentes territórios brasileiros. Hoje, elas envelhecem e falam sobre os novos desafios que enfrentam com a idade, trazendo um velho e sábio olhar para os novos tempos.
"Dona" vem do latim "proprietária, mulher, senhora". Por sua origem, o pronome "dona" é uma forma de se referir a mulheres casadas ou de mais idade. O objetivo aqui é protagonizar o documentário com pelo menos três histórias de "donas" que representem e inspirem outras grandes mulheres do Brasil. Donas como dona Antônia, que é benzedeira e mestre de ladainha e Jongo da cultura popular no norte do Espírito Santo. Ou dona Maria Laurinda, parteira, coveira, mestra de Caxambu, Mãe de Santo, líder comunitária, mãe e avó, ou dona Rosa que aos 71 anos é uma das lideranças do movimento negro no Espírito Santo. Estas personagens nos ajudam a ilustrar e demonstrar o perfil das mulheres que buscamos homenagear e apresentar no documentário "donas do Brasil", descortinando histórias lindas e similares em diferentes territórios.
As mulheres que construíram e/ou se simpatizaram com o movimento feminista no Brasil nos últimos 40 anos estão hoje na "idade perigosa" desfiada pela feminista Simone Beauvoir. Como será que elas, que passaram boa parte de suas vidas lutando contra os limites impostos às mulheres, estão vivendo seus processos da maturidade à velhice? Que reflexões e instrumentos a formação consciente sobre a condição feminina lhes proporciona sobre a terceira idade? E qual é o impacto do processo de envelhecimento sobre a ação política e a militância em que estão envolvidas?
|
SITUAÇÃO
|
Projeto Cancelado - Fomento Indireto
|
DATA DA SITUAÇÃO
|
2022-02-08
|
PROVIDÊNCIA TOMADA
|
|
Aprovações |
Data |
Portaria / Deliberação |
Aprovação Inicial |
2018-01-29 |
0014/18
|
Primeira Liberação |
|
|
Última Prorrogação |
|
|
Período de Captação |
2018-01-29 a
2019-12-31
|
Mecanismo |
Valores Aprovados |
Valores Captados |
Saldo |
ART. 1º A - Lei 8.685/93 |
444989.5
|
0
|
444989.5
|
Recursos próprios/contrapartida |
23420.5
|
0
|
0
|
TOTAL |
468410.0
|
0
|
444989.5
|
// Contas de captação |
Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
ARTIGO 1° - A |
1802 |
56350 -1 |
ATIVO |
// Contas de movimentação |
Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
MOVIMENTO PJ |
1802 |
56351 -X |
ATIVO |
|