|
|
PROJETO |
Economia Criativa |
SALIC |
170234 |
PROCESSO |
01416.015026/2017-90 |
RESPONSÁVEL |
|
UF |
SP |
DIRETOR |
|
PRODUTOR |
|
ROTEIRISTA |
|
SEGMENTO
|
TV Aberta
|
GÊNERO
|
Documentário
|
FORMATO
|
Média
|
SINOPSE
|
Durante a maior parte da história da humanidade, o setor cultural não foi incluído como um componente da economia. Abrangia aquelas atividades às quais as pessoas se dedicavam quando deixavam de trabalhar, mas que não faziam parte da sua vida laboral.
Hoje, na chamada sociedade da informação, a economia criativa - termo criado para nomear o conjunto de atividades econômicas desenvolvidas a partir da criatividade e do capital intelectual de pessoas ou grupos - vem se tornando uma poderosa força transformadora no mundo.
Apesar de ainda representar uma parcela tímida da economia mundial - 5,2% do PIB de um grupo de 40 países pesquisado recentemente pela Unesco - negócios nos campos da cultura, moda, design, música, artesanato, grames e inovação, entre outros, vem registrando crescimento acima da média. No Brasil, por exemplo, esse mercado cresceu 69,8% em dez anos, bem acima dos 36,4% registrados pelo PIB nacional no mesmo período.
Além dos benefícios econômicos, a economia criativa também contribui para o desenvolvimento social. Seu potencial para gerar bem-estar, autoestima e qualidade de vida em indivíduos e comunidades, por meio de atividades prazerosas e representativas das características de cada localidade, estimula o crescimento inclusivo e sustentável.
O documentário "Economia Criativa" irá traçar um panorama deste setor no Brasil e no mundo. A partir de depoimentos de especialistas no assunto, o filme irá apresentar o que é a economia criativa, como e por que ela surgiu, quais são as suas especificidades em relação à economia tradicional, os principais desafios de quem trabalha nessa área e as perspectivas para o futuro. Para costurar as falas e dar unidade ao documentário, iremos utilizar um(a) narrador(a) em off. Dados e conceitos relevantes ao tema serão apresentados por meio de cartelas de texto.
O documentário mostrará, ainda, exemplos empreendimentos bem sucedidos no Brasil e no mundo, como a incubadora Rio Criativa, citado pela ONU como uma das experiências mundiais mais relevantes de fomento a essa área.
|
SITUAÇÃO
|
Projeto Cancelado - Fomento Indireto
|
DATA DA SITUAÇÃO
|
2021-06-09
|
PROVIDÊNCIA TOMADA
|
|
Aprovações |
Data |
Portaria / Deliberação |
Aprovação Inicial |
2017-05-30 |
0057/17
|
Primeira Liberação |
|
|
Última Prorrogação |
2017-12-01 |
0136/17
|
Período de Captação |
2017-12-01 a
2019-12-31
|
Mecanismo |
Valores Aprovados |
Valores Captados |
Saldo |
ART. 1º A - Lei 8.685/93 |
350000
|
0
|
350000
|
Outras Fontes |
125000
|
0
|
125000
|
Recursos próprios/contrapartida |
25000
|
0
|
0
|
TOTAL |
500000
|
0
|
475000
|
// Contas de captação |
Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
ARTIGO 1° - A |
2896 |
42334 -3 |
INATIVO |
ARTIGO 1° - A |
2896 |
45476 -1 |
ATIVO |
// Contas de movimentação |
Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
MOVIMENTO PJ |
2896 |
42343 -2 |
INATIVO |
MOVIMENTO PJ |
2896 |
45484 -2 |
ATIVO |
|