|
|
PROJETO |
PLANTAS QUE CURAM |
SALIC |
227100 |
PROCESSO |
01416.013929/2022-01 |
RESPONSÁVEL |
|
UF |
PE |
DIRETOR |
|
PRODUTOR |
|
ROTEIRISTA |
|
SEGMENTO
|
TV Aberta
|
GÊNERO
|
|
FORMATO
|
|
SINOPSE
|
O Nordeste brasileiro se destaca como a segunda região em população indígena no país. No estado de Pernambuco há mais de 20 municípios com povoamento dos povos tradicionais, caracterizados por uma forte tradição agrícola.
Nestas comunidades, o conhecimento do uso de plantas para cura foi sendo passado geração a geração. Para os povos originários as plantas possuem um papel fundamental tanto na manutenção da saúde mas também para a identidade cultural e coesão comunitária. Estas práticas se diferenciam de acordo com os processos de ocupação do solo, bases culturais e lutas de resistência. As plantas são usadas para as curas dos males físicos, mas também vinculadas às práticas religiosas, uso para purificação de ambientes e comunicação com ancestrais.
Atualmente, apesar da predominância dos medicamentos industrializados nos diversos segmentos da população, as plantas medicinais vêm sendo muito difundidas. A chamada farmácia viva se faz presente no cotidiano de diversos grupos sociais nos meios urbanos e rurais.
O telefilme proposto faz uma investigação sobre o uso de plantas medicinais com a participação de personagens diversificados(as) percorrendo comunidades indígenas, laboratórios, centros de estudos, herbários e jardins botânicos.
Atualmente são diversas espécies vegetais tidas como medicinais pela adoção popular mas também vem tendo a sua eficácia comprovada em estudos científicos. Faz alguns anos, o SUS, Sistema Unificado de Saúde vem adotando o uso de plantas medicinais comprovadamente seguras para a saúde.
Na sociedade contemporânea o uso das plantas medicinais possui diversas vertentes. São muitas informações circulando na web, são muitas informações deturpadas.
O uso de medicamentos fitoterápicos comercializados pela indústria farmacêutica muitas vezes encobre a contribuição de grupos étnicos que foram silenciados e pouco valorizados. Os estudos de etnobotânica têm apoiado os povos indígenas no embate contra a apropriação intelectual indevida por grupos econômicos, que registram princípios ativos como propriedade privada sem dar créditos aos povos tradicionais do Brasil.
Entre outras evidências, no século XVIII ao século XX, diversos estudiosos brasileiros e também europeus percorreram comunidades indígenas brasileiras e realizaram importantes catalogações, dos quais há registros em acervos diversos que comprovam as contribuições dos povos originários.
Nos últimos 20 anos, até mesmo em decorrência das políticas públicas que incentivaram o ingresso das camadas populares nas universidades, houve um maior número de jovens indígenas ingressando no ensino superior, realizando processos de formação acadêmica. O telefilme investiga as principais plantas usadas pelos povos tradicionais. Os saberes tradicionais estão sendo respeitados? Como a juventude indígena está absorvendo estes saberes?
Quais os avanços? quais os paradoxos? Qual o papel que as plantas medicinais ocupam nas vidas dos povos tradicionais de Pernambuco? Estas e outras perguntas perpassam a pesquisa documental. A riqueza imagética do reino vegetal, as sonoridades e a cosmogonia dos povos originários e dos meios naturais guiam a narrativa desta obra audiovisual.
|
SITUAÇÃO
|
FSA - Cadastramento no SALIC para envio a CPC
|
DATA DA SITUAÇÃO
|
2024-04-17
|
PROVIDÊNCIA TOMADA
|
Cadastro de Contrato FSA
|
Aprovações |
Data |
Portaria / Deliberação |
Aprovação Inicial |
|
|
Primeira Liberação |
|
|
Última Prorrogação |
|
|
Período de Captação |
a
|
Mecanismo |
Valores Aprovados |
Valores Captados |
Saldo |
Outros Editais |
208000
|
208000
|
0
|
TOTAL |
208000
|
208000
|
0
|
// Contas de captação |
Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
// Contas de movimentação |
Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
MOVIMENTO PJ - FSA |
2802 |
120604 -4 |
ATIVO |
|