|
|
PROJETO |
O Retorno de Saturno |
SALIC |
140227 |
PROCESSO |
01580.035766/2014-06 |
RESPONSÁVEL |
|
UF |
SP |
DIRETOR |
|
PRODUTOR |
|
ROTEIRISTA |
|
SEGMENTO
|
Salas de Exibição
|
GÊNERO
|
Documentário
|
FORMATO
|
Longa
|
SINOPSE
|
O fascínio sobre a possibilidade de prever o futuro é o tema central deste documentário. O medo da morte, seu pano de fundo.
Para abordar estas questões, o filme cria um personagem que, aos 28 anos, aterrorizado com uma superstição familiar que prevê sua morte aos 29, sai em busca de videntes e profetas das mais variadas religiões e crenças no Brasil para tentar prever seu destino.
Movido por uma angústia tão pessoal quanto universal, este personagem fictício nos leva a uma incursão documental ao universo dos videntes, num road-movie que passa por diferentes regiões do Brasil.
Sua interação com cada vidente, a maneira como ele processa as previsões e conselhos que recebe e como conduz seu processo interno de transformação é a matéria-prima da narrativa.
Em busca de respostas para o mistério da vida, ele ouve previsões e conselhos em torno de seu problema, mas também leva perguntas sobre a filosofia de cada crença, tentando assim entender e conhecer as diferentes maneiras que estes brasileiros espiritualizados encontraram para lidar com a morte e, assim, com a vida.
Damião é um personagem ficcional, interpretado por um ator, que irá juntamente com o diretor, construir uma personagem com história, família, questões, traumas e personalidade. Essa personagem deverá ser tão profunda quanto uma pessoa real, na medida em que, será ela quem irá consultar os diversos videntes. Assim, será lançada, logo de cara a seguinte pergunta: O vidente irá ler o futuro da personagem ou do ator?
Esta questão, ou conflito, será vivido essencialmente pelo próprio ator, que diante das previsões as quais ele será submetido, sempre terá a dúvida se elas serão feitas para ele ou para sua personagem.
Assim, há também neste projeto uma camada metalinguística, na qual os próprios limites entre o documentário e a ficção serão questionados.
|
SITUAÇÃO
|
Projeto Cancelado - Fomento Indireto
|
DATA DA SITUAÇÃO
|
2017-04-28
|
PROVIDÊNCIA TOMADA
|
|
Aprovações |
Data |
Portaria / Deliberação |
Aprovação Inicial |
2014-06-12 |
0047/14
|
Primeira Liberação |
|
|
Última Prorrogação |
|
|
Período de Captação |
2014-06-12 a
2014-12-31
|
Mecanismo |
Valores Aprovados |
Valores Captados |
Saldo |
ART. 25 - Lei 8.313/91 |
477185.95
|
0
|
477185.95
|
Recursos próprios/contrapartida |
25115.05
|
0
|
0
|
TOTAL |
502301.00
|
0
|
477185.95
|
// Contas de captação |
Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
ARTIGO 25 |
1515 |
49965 -X |
ATIVO |
// Contas de movimentação |
Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
MOVIMENTO PJ - L.ROUANET |
1515 |
49966 -8 |
ATIVO |
|