| |
|
| PROJETO |
A Cidade e o Rio Pinheiros: Como Conviver Melhor? |
| SALIC |
140457 |
| PROCESSO |
01580.078047/2014-71 |
| RESPONSÁVEL |
|
| UF |
SP |
| DIRETOR |
|
| PRODUTOR |
|
| ROTEIRISTA |
|
|
SEGMENTO
|
Salas de Exibição
|
|
GÊNERO
|
Documentário
|
|
FORMATO
|
Longa
|
|
SINOPSE
|
"A Cidade e o Rio Pinheiros: Como conviver melhor?" é um documentário de longa-metragem que trata da relação da cidade de São Paulo com o Rio Pinheiros, desde o passado colonial, passando pela urbanização dos séculos XIX e XX e chegando aos dilemas atuais e as perspectivas para o futuro.
A partir de um livro de memórias de um personagem fictício, inspirado em relatos de pessoas que no início do século XX conviviam com o Rio Pinheiros como um local de recreação e pesca, se desenvolve a estrutura narrativa principal do filme e seus desdobramentos em subtemas de apoio. Este personagem irá relatar para seu neto aquilo que viveu e o que gostaria que fosse possível para o futuro do rio, trazendo a visão afetiva de alguém que aprendeu a nadar e passou sua infância na década de 1920 às margens do rio.
Nosso personagem observa fotos desta época com pessoas nadando no Rio Pinheiros intercaladas com imagens atuais do mesmo local. A voz do nosso personagem faz a pergunta: É possível que o Rio Pinheiros volte a ser o que já foi? É possível revitalizá-lo? Em busca destas respostas nosso personagem conduz uma jornada cultural sobre o assunto. A narrativa segue em primeira pessoa contando a história da cidade no entorno do Rio Pinheiros até ser o que é hoje. Identifica os atores sociais dessa história, os cidadãos e as demandas urbanas, os órgãos responsáveis, o papel das indústrias e do grande capital, assim como identifica o mapa da bacia hidrográfica.
O desafio do filme é contar a história desta relação da cidade com o Rio Pinheiros, mostrando que o rio nem sempre foi um grande canal de esgoto, que ele pode e deve ser integrado aos processos de reconciliação do homem com a natureza, bem como fazer parte do enfrentamento dos problemas de saneamento básico e abastecimento de água que interagem com a questão. Uma nova relação da cidade com os rios urbanos passam por um engajamento e integração das ações de todos os setores sociais. Esse caminho exige profundas mudanças culturais. Contribuir para esse processo cultural e fortalecer o debate, é o objetivo deste documentário.
|
|
SITUAÇÃO
|
CEA Projeto cancelado
|
|
DATA DA SITUAÇÃO
|
05/11/2025
|
|
PROVIDÊNCIA TOMADA
|
Atualização da situação via script, por meio do chamado #17094
|
| Aprovações |
Data |
Portaria / Deliberação |
| Aprovação Inicial |
03/11/2014 |
0165/14
|
| Primeira Liberação |
|
|
| Última Prorrogação |
01/12/2017 |
0136/17
|
| Período de Captação |
01/12/2017 a
31/12/2018
|
| Mecanismo |
Valores Aprovados |
Valores Captados |
Saldo |
| ART. 1º A - Lei 8.685/93 |
$568,035.00
|
$0.00
|
$568,035.00
|
| Recursos próprios/contrapartida |
$32,000.00
|
$0.00
|
$0.00
|
| TOTAL |
$600,035.00
|
$0.00
|
$568,035.00
|
| // Contas de captação |
| Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
ARTIGO 1° - A |
0385 |
58989 -6 |
ATIVO |
| // Contas de movimentação |
| Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
MOVIMENTO PJ |
0385 |
58990 -X |
ATIVO |
|