|
|
PROJETO |
DE VOLTA AO TRABALHO |
SALIC |
220797 |
PROCESSO |
01416.007465/2022-96 |
RESPONSÁVEL |
|
UF |
RJ |
DIRETOR |
|
PRODUTOR |
|
ROTEIRISTA |
|
SEGMENTO
|
Salas de Exibição
|
GÊNERO
|
Documentário
|
FORMATO
|
Longa
|
SINOPSE
|
De volta ao Trabalho é um documentário que investigará as causas e consequências da evasão das mulheres do mercado de trabalho brasileiro, após a licença-maternidade. O filme vai acompanhar diversas histórias de mulheres, mães, que foram demitidas de seus trabalhos, após a licença maternidade ou que tiveram que deixar seus empregos, por não terem com quem deixar seus filhos, ou por alguma dificuldade oriunda da maternidade.
A ideia do filme surgiu quando eu, Marina Pessanha, engravidei. Depois de anos observando diversas amigas se tornando mães, percebi o quanto o processo de retorno ao mercado de trabalho se tornou uma das maiores preocupações da mulher moderna recém-chegada ao papel de mãe.
Para a mãe, é o retorno ao mundo exterior, longe do filho. O retorno ao mercado de trabalho, a seu antigo emprego. É o fim da amamentação exclusiva ou a diminuição parcial dela. É o início de uma saudade que nunca havia sido sentida. Para o filho é o começo da vida sem a mãe 100% por perto. A chegada na creche, os primeiros dias sozinho com algum parente ou babá.
Com tantos acontecimentos e emoções, a volta trabalho é um dos momentos mais importantes da vida de uma mãe e de seu filho. Mas como o retorno é encarado por estas mulheres? Quais serão seus desafios?
Durante o desenvolvimento me deparei com a pesquisa "Licença-maternidade e suas consequências no mercado de trabalho do Brasil", (FGV RJ), realizada pela economista Cecília Machado. Segundo a pesquisa, metade das 247 mil entrevistadas estava fora do mercado de trabalho 12 meses após o período de licença-maternidade. Percebi então que o cerne do documentário deveria ser a busca pelas razões que fazem tantas mulheres no Brasil não conseguirem retornar a seus postos de trabalho, após a licença.
Desenvolvi a partir disso a ideia de filmar um documentário para discutir as razões e consequências da evasão feminina do trabalho após a maternidade. De Volta ao Trabalho também buscará ampliar a discussão sobre o machismo presente nas relações de trabalho, nos núcleos familiares e na sociedade brasileira como um todo.
|
SITUAÇÃO
|
Aguarda captação
|
DATA DA SITUAÇÃO
|
2022-12-20
|
PROVIDÊNCIA TOMADA
|
|
Aprovações |
Data |
Portaria / Deliberação |
Aprovação Inicial |
2022-12-20 |
173E/22
|
Primeira Liberação |
|
|
Última Prorrogação |
|
|
Período de Captação |
2022-12-20 a
2026-12-31
|
Mecanismo |
Valores Aprovados |
Valores Captados |
Saldo |
ART. 1º A - Lei 8.685/93 |
650000
|
0
|
650000
|
Recursos próprios/contrapartida |
34386
|
0
|
0
|
TOTAL |
684386
|
0
|
650000
|
// Contas de captação |
Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
ARTIGO 1° - A |
0598 |
56628 -4 |
ATIVO |
// Contas de movimentação |
Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
MOVIMENTO PJ |
0598 |
56629 -2 |
ATIVO |
|