|
|
PROJETO |
Universo Geek |
SALIC |
170231 |
PROCESSO |
01416.015065/2017-97 |
RESPONSÁVEL |
|
UF |
SP |
DIRETOR |
|
PRODUTOR |
|
ROTEIRISTA |
|
SEGMENTO
|
TV Aberta
|
GÊNERO
|
Documentário
|
FORMATO
|
Média
|
SINOPSE
|
Geek é uma gíria inglesa que refere-se a pessoas fãs de tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos ou de tabuleiro, histórias em quadrinhos, livros, filmes, animes e séries. Embora frequentemente considerado como um pejorativo, o termo é usado pelos jovens como uma fonte de orgulho.
A expressão adquiriu contornos positivos quando a tecnologia ganhou status de poder liberador. Nos anos 1990, o "Jargon File", um léxico criado pela primeira geração de pioneiros da internet, definiu geek como "uma pessoa que escolheu a concentração no lugar da conformidade; alguém que busca objetivo (em particular, técnicos) e imaginação, não a adequação social padronizada".
Nos anos 80, quando Bill Gates começou a fazer fortuna, passar a tarde no computador era motivo de chacota. Porém, com o passar do tempo, a cultura geek/nerd expandiu seus horizontes e atualmente adquiriu um certo ar "cult". Isso sem falar em como esse universo tornou-se um mercado global e rentável.
O documentário "Universo Geek" tem como objetivo debruçar-se nesse mundo de pessoas viciadas em games, tecnologias e super-heróis. O filme vai acompanhar o dia-a-dia de alguns meninos e meninas geeks brasileiros e revelar o seu mundo particular. Os personagens terão diferentes perfis - idades, classes sociais, cidades - mas, compartilham o mesmo universo e se relacionam com o mundo principalmente a partir de jogos, smartphones, redes sociais e aplicativos.
Além dos personagens centrais, o filme trará também depoimentos de especialistas no tema (programadores, organizadores de festivais e produtos geek, psicólogos, professores, youtubers, etc) para traçar um histórico do mundo nerd/geek, mostrar como esse é um mercado cada vez mais promissor e revelar como grandes empresas e estúdio apostam nesse segmento para aumentar as vendas. Um narrador em off irá amarrar os depoimentos e as histórias dos personagens, situá-los no espaço e no tempo e trazer informações e dados relevantes.
|
SITUAÇÃO
|
Projeto Cancelado - Fomento Indireto
|
DATA DA SITUAÇÃO
|
2021-06-09
|
PROVIDÊNCIA TOMADA
|
|
Aprovações |
Data |
Portaria / Deliberação |
Aprovação Inicial |
2017-05-30 |
0057/17
|
Primeira Liberação |
|
|
Última Prorrogação |
2017-12-01 |
0136/17
|
Período de Captação |
2017-05-26 a
2019-12-31
|
Mecanismo |
Valores Aprovados |
Valores Captados |
Saldo |
ART. 1º A - Lei 8.685/93 |
350000
|
0
|
350000
|
Outras Fontes |
125000
|
0
|
125000
|
Recursos próprios/contrapartida |
25000
|
0
|
0
|
TOTAL |
500000
|
0
|
475000
|
// Contas de captação |
Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
ARTIGO 1° - A |
2896 |
42332 -7 |
INATIVO |
ARTIGO 1° - A |
2896 |
45470 -2 |
ATIVO |
// Contas de movimentação |
Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
MOVIMENTO PJ |
2896 |
42341 -6 |
INATIVO |
MOVIMENTO PJ |
2896 |
45480 -X |
ATIVO |
|