|
|
PROJETO |
O FABULOSO IMAGINÁRIO DE BABISNKI |
SALIC |
180285 |
PROCESSO |
01416.002695/2018-82 |
RESPONSÁVEL |
|
UF |
SP |
DIRETOR |
|
PRODUTOR |
|
ROTEIRISTA |
|
SEGMENTO
|
Salas de Exibição
|
GÊNERO
|
Documentário
|
FORMATO
|
Longa
|
SINOPSE
|
Vamos falar de um artista imigrante que cruzou vários países e guerras para vir morar no Brasil. Maciej Babinski, (Varsóvia, Polônia, 1931). Saiu da Polônia fugido da guerra. Migrou para a Inglaterra, Canadá e por fim, Brasil em 1953. Os seus deslocamentos dão à sua obra características específicas. No momento, nosso artista contemporâneo toca a ancestralidade da vida no sertão. Vive em Várzea Alegre, sertão do Ceará. O universo fabuloso vivido no Sítio Exu é por demais instigante. Vamos narrar através de imagens uma história de rupturas e de reconstrução. A substância da arte de Babinski é sempre a própria vida, que busca decifrar e reconstruir pela atividade imaginária: é o imaginário fabuloso de Babinski.
O observador é convidado a entrar pelas veredas de um pensamento plástico peculiar, em contínuo aprimoramento. Desafiado a reconhecer camadas de experiência acumuladas com profundas raízes europeias e fundamentos de matriz moderna. Num trajeto, com ramificações em vanguardas americanas, e forte sedução pela natureza brasileira, encontra com Lídia, sua mulher, a trilha do sertão, onde pode habitar o tempo da arte, fazê-la renascer na luminosidade cearense.
Vamos traduzir imageticamente essa experiência artística: a força e o imaginário da obra de Babinski trazido para o cinema, não como uma composição de entrevistas e obras, mas em um documentário que mostre a sua experiência de deslocamentos, rupturas e reconstruções através da força imagética de sua obra. Cada mudança, uma perda, cada chegada, uma nova incubação. A cada nova mudança o artista se alimenta e se refaz sem deixar para trás a experiência anterior.
Vamos para o sertão conhecer seu universo fabuloso. Vamos conversar e filmar o artista. Vamos tentar decifrar seus gestos e palavras. Tentar passar essa experiência vivida do imigrante artista que ajudou a construir esse país e a formar novos artistas. O imigrante faz parte intrínseca da nossa história e cultura.
Esse artista imigrante está com 86 anos e mora no Brasil há mais de 60 anos, já é brasileiro. Precisamos resgatar Babinski!
|
SITUAÇÃO
|
Projeto Cancelado - Fomento Indireto
|
DATA DA SITUAÇÃO
|
2021-11-08
|
PROVIDÊNCIA TOMADA
|
|
Aprovações |
Data |
Portaria / Deliberação |
Aprovação Inicial |
2018-05-15 |
1392/18
|
Primeira Liberação |
|
|
Última Prorrogação |
|
|
Período de Captação |
2018-05-15 a
2019-12-31
|
Mecanismo |
Valores Aprovados |
Valores Captados |
Saldo |
ART. 1º A - Lei 8.685/93 |
1079021.4
|
0
|
1079021.4
|
Recursos próprios/contrapartida |
56790.6
|
0
|
0
|
TOTAL |
1135812.0
|
0
|
1079021.4
|
// Contas de captação |
Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
ARTIGO 1° - A |
2445 |
20329 -7 |
ATIVO |
// Contas de movimentação |
Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
MOVIMENTO PJ |
2445 |
20330 -0 |
ATIVO |
|