| |
|
| PROJETO |
Gafanhoto Manco de Severino da Tabajara |
| SALIC |
170524 |
| PROCESSO |
01416.023414/2017-44 |
| RESPONSÁVEL |
|
| UF |
RJ |
| DIRETOR |
|
| PRODUTOR |
|
| ROTEIRISTA |
|
|
SEGMENTO
|
Salas de Exibição
|
|
GÊNERO
|
Ficção
|
|
FORMATO
|
Longa
|
|
SINOPSE
|
Criada em 1933, a Tabajara é a mais famosa orquestra popular brasileira, a mais longeva e um dos mais férteis celeiros de grandes instrumentistas do país. Inspirada nas big bands americanas, foi decisiva para a modernização da música brasileira. A atualidade de sua herança sonora mantém-se viva graças à inventividade dos músicos que passaram pela orquestra (registrada em mais de cem discos), ao alto nível e abrangência de seu repertório - que percorre desde temas clássicos de gêneros genuinamente brasileiros, como frevo e choro, até standards da canção americana - e a excelência musical de seu maestro, Severino Araújo.
E é a vida de Severino que conduz esse filme ficcional, desde o berço até sua chegada ao Rio de Janeiro, em 07 de agosto de 1944.
Talento múltiplo, Severino tem lugar garantido na história da MPB como compositor (é dele Espinha de Bacalhau, peça essencial do repertório do choro), instrumentista exímio, seguro band leader e genial arranjador. Em uma época fecunda de grandes maestros e arranjadores, como Radamés Gnatalli, Guerra Peixe e Leo Peracchi, cujo centro de gravidade eram as rádios Tupi e Nacional, Severino - nascido em Pernambuco e criado na Paraíba - conquistou lugar entre os maiores. Com seus arranjos "agressivos" e totalmente diferentes do que se fazia na época (segundo Paulo Moura, outro mestre ex-Tabajara), sua influência perdura até hoje.
"O Severino Araújo é um mestre. Mas é mais que isso. Sua paciência em conduzir a Tabajara por tanto tempo faz dele o maior chefe de orquestras do Brasil." Pixinguinha.
|
|
SITUAÇÃO
|
CEA Projeto cancelado
|
|
DATA DA SITUAÇÃO
|
2025-11-05
|
|
PROVIDÊNCIA TOMADA
|
Atualização da situação via script, por meio do chamado #17094
|
| Aprovações |
Data |
Portaria / Deliberação |
| Aprovação Inicial |
2017-09-28 |
0108/17
|
| Primeira Liberação |
|
|
| Última Prorrogação |
2017-12-01 |
0136/17
|
| Período de Captação |
2017-12-01 a
2019-12-31
|
| Mecanismo |
Valores Aprovados |
Valores Captados |
Saldo |
| ART. 1º A - Lei 8.685/93 |
1909500
|
0
|
1909500
|
| Recursos próprios/contrapartida |
100500
|
0
|
0
|
| TOTAL |
2010000
|
0
|
1909500
|
| // Contas de captação |
| Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
ARTIGO 1° - A |
3114 |
19019 -5 |
ATIVO |
| // Contas de movimentação |
| Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
MOVIMENTO PJ |
3114 |
19022 -5 |
ATIVO |
|