| |
|
| PROJETO |
A SAGA DE MARIA LAURA |
| SALIC |
180413 |
| PROCESSO |
01416.006972/2018-26 |
| RESPONSÁVEL |
|
| UF |
PR |
| DIRETOR |
|
| PRODUTOR |
|
| ROTEIRISTA |
|
|
SEGMENTO
|
Salas de Exibição
|
|
GÊNERO
|
Ficção
|
|
FORMATO
|
Longa
|
|
SINOPSE
|
Há sempre alguma loucura no amor, mas há sempre um pouco de razão na loucura. (Friedrich Nietzsche)
A SAGA DE MARIA LAURA é um drama social envolvendo personagens importantes da história brasileira, impregnado de ação, romance e tragédia, que abalou a sociedade paulista e brasileira do final do século XIX.
Um drama social e histórico, de amor, traição, crime e tribunal.
Conta a história de uma paixão proibida envolvendo José Ferraz de Almeida Junior, um dos mais conhecidos pintores brasileiros do Século XIX e Maria Laura do Amaral Gurgel, esposa de José de Almeida Sampaio, mais conhecido por Juca Sampaio, rico fazendeiro de café na região de Piracicaba (SP).
Maria Laura apaixonou-se perdidamente por Almeida Júnior, levando-os a uma trágica saga de amor, impregnada de inconsequências, sonhos, desilusões e morte.
Trata-se de uma história real, minimalista, expondo de forma a mais real possível o ambiente do final do Século XIX, mostrando as idiossincrasias comportamentais e sociais marcantes entre homens e mulheres nas então pequenas cidades de Itu e Piracicaba, no interior de São Paulo.
Uma trama eivada de romance, traições e crime, colocando a protagonista principal, Maria Laura, em confronto com uma concepção de mundo na qual ela tinha dificuldades de encontrar o seu lugar e as suas referências, sendo muitas vezes vítima de contextos sociais vigentes em uma época que negava às mulheres os seus direitos mais elementares.
Baseado em fatos reais, extraídos dos autos judiciais do processo-crime, que tramitou no Tribunal do Júri de Piracicaba no ano de 1899 e que se encontra exposto publicamente no Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo, livremente disponível para consulta a historiadores, escritores e roteiristas.
|
|
SITUAÇÃO
|
CEA Projeto cancelado
|
|
DATA DA SITUAÇÃO
|
2025-11-05
|
|
PROVIDÊNCIA TOMADA
|
Atualização da situação via script, por meio do chamado #17094
|
| Aprovações |
Data |
Portaria / Deliberação |
| Aprovação Inicial |
2018-07-11 |
2156/18
|
| Primeira Liberação |
|
|
| Última Prorrogação |
|
|
| Período de Captação |
2018-07-11 a
2019-12-31
|
| Mecanismo |
Valores Aprovados |
Valores Captados |
Saldo |
| ART. 1º A - Lei 8.685/93 |
1780750
|
0
|
1780750
|
| Recursos próprios/contrapartida |
95000
|
0
|
0
|
| TOTAL |
1875750
|
0
|
1780750
|
| // Contas de captação |
| Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
ARTIGO 1° - A |
3509 |
35406 -6 |
ATIVO |
| // Contas de movimentação |
| Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
MOVIMENTO PJ |
3509 |
35407 -4 |
ATIVO |
|