| |
|
| PROJETO |
ATITUDE FALA TU |
| SALIC |
230475 |
| PROCESSO |
01416.011323/2022-23 |
| RESPONSÁVEL |
|
| UF |
RJ |
| DIRETOR |
|
| PRODUTOR |
|
| ROTEIRISTA |
|
|
SEGMENTO
|
Salas de Exibição
|
|
GÊNERO
|
Documentário
|
|
FORMATO
|
Longa
|
|
SINOPSE
|
ATITUDE FALA TU é um longa documental sobre ativismo social e cultural no Rio de Janeiro nos dias de hoje. Dirigido pela rapper e ativista Mônica "Combatente" Xavier e por Guilherme Coelho, o filme revelará, de maneira afetiva, pessoas que efetivamente se dedicam a mudar a realidade em que vivem, em prol do coletivo.
O documentário busca mostrar os bastidores do trabalho, muitas vezes invisível, do ativismo cívico no Rio, não apenas o trabalho assistencial e político institucionalizado, que é mais estruturado e consequentemente mais conhecido pela população em geral. Quer falar sobre o ativismo que acontece no dia a dia, nas ruas, esquinas e frestas da cidade, feito por pessoas que muitas vezes demoraram a se reconhecer como ativistas. Pessoas de perfis distintos que desejam melhorias na qualidade de vida do coletivo. A história e o trabalho destes personagens, ao mesmo tempo apaixonantes e apaixonados pelas causas às quais dedicam suas vidas, compõem retratos de um momento agudo da história do Brasil, marcado pelo engajamento e por mudanças de atitude.
O filme parte da premissa de que ser ativista hoje em dia é, sobretudo, uma filosofia de vida. Um trabalho que exige renúncias individuais para soluções coletivas, e que muitas vezes é feito sem alarde ou o respaldo de instituições. Um trabalho invisibilizado e que merece ser mostrado para um público interessado em boas ideias, personagens cativantes e histórias inspiradoras.
Os personagens principais do documentário são: CAMILA MORADIA, criadora Instituto de Defensores dos Direitos Humanos (DDH), que atua no combate às remoções da população de periferias cariocas; RUMBA GABRIEL, líder comunitário na favela do Jacarezinho há pelo menos 30 anos, comunidade onde nasceu e vive até hoje; EDIMARA CELI, que luta em prol das mulheres pretas empreendedoras de periferias e favelas; e Charles Conceição de Lima, mais conhecido como BAL, mototaxista há 13 anos e coordenador de uma frota com aproximadamente 40 mototaxistas, gerando indiretamente emprego e renda para mais de 50 famílias.
|
|
SITUAÇÃO
|
CEA Projeto cancelado
|
|
DATA DA SITUAÇÃO
|
2025-11-05
|
|
PROVIDÊNCIA TOMADA
|
Atualização da situação via script, por meio do chamado #17094
|
| Aprovações |
Data |
Portaria / Deliberação |
| Aprovação Inicial |
2023-06-23 |
070E/23
|
| Primeira Liberação |
|
|
| Última Prorrogação |
|
|
| Período de Captação |
2023-06-23 a
2024-12-31
|
| Mecanismo |
Valores Aprovados |
Valores Captados |
Saldo |
| ART. 1º A - Lei 8.685/93 |
80000
|
0
|
80000
|
| ART. 3º A - Lei 8.685/93 |
680000
|
0
|
680000
|
| Outras Fontes |
40000
|
0
|
40000
|
| TOTAL |
800000
|
0
|
800000
|
| // Contas de captação |
| Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
ARTIGO 1° - A |
0598 |
57096 -6 |
ATIVO |
ARTIGO 3° - A |
0598 |
57097 -4 |
ATIVO |
| // Contas de movimentação |
| Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
MOVIMENTO PJ |
0598 |
57099 -0 |
ATIVO |
|