|
|
PROJETO |
HISTÓRIAS DA MESA BRASILEIRA |
SALIC |
240923 |
PROCESSO |
01416.005060/2024-85 |
RESPONSÁVEL |
|
UF |
MG |
DIRETOR |
|
PRODUTOR |
|
ROTEIRISTA |
|
SEGMENTO
|
TV Paga
|
GÊNERO
|
Documentário
|
FORMATO
|
Obra Seriada
|
SINOPSE
|
A alimentação dos brasileiros tem passado por grandes transformações nas últimas décadas. Os pratos que compõem as mais diferentes mesas do nosso país vêm ganhando outras feições. Influenciada pela grande diversidade de produtos industrializados, a intensificação dos processos de globalização, os aplicativos de delivery, por vezes, a mesa brasileira vem se distanciando do que se convencionou a chamar de "comida de verdade".
Na esteira desses movimentos de transformação, talvez até em reação a eles, cresce o interesse em conhecer ou redescobrir ingredientes, técnicas, sabores ancestrais ou tradicionais das mais diversas culturas que compõem o Brasil.
A série "HISTÓRIAS DA MESA BRASILEIRA" vai conduzir o público a uma grande viagem em busca das origens e criações da culinária brasileira.
A partir de alguns de seus pratos mais emblemáticos, a proposta é investigar as histórias de criação, adaptação e circulação de receitas que fizeram a mesa de grande parte dos brasileiros, de diferentes cantos do país.
Três historiadores do tema, apoiados por documentos históricos vão contar um pouco da trajetória desses preparos e as interpretações que historiadores, sociólogos e antropólogos dão a eles. Serão também ouvidas as opiniões e visões de pessoas comuns, cozinheiros, vendedores e outros profissionais da área.
É um movimento de investigação saborosa e provocativa, entre os mitos e o que os registros nos permitem aferir sobre os passados de vários pratos bem conhecidos dos brasileiros.
Ao falar de comida, com suas memórias, afetos e, também, com suas controvérsias, gostos e disputas, a série "HISTÓRIAS DA MESA BRASILEIRA" tem o objetivo de valorizar as diversas mesas brasileiras, promovendo os jeitos de fazer e comer, seus saberes, territórios e patrimônios culturais constituídos, numa confluência entre o local e o global, o passado e o presente.
|
SITUAÇÃO
|
Aguarda captação
|
DATA DA SITUAÇÃO
|
2024-08-13
|
PROVIDÊNCIA TOMADA
|
Despacho do Diretor Presidente Nº 103-E, de 08/08/2024 / Publicado em: 12/08/2024.
|
Aprovações |
Data |
Portaria / Deliberação |
Aprovação Inicial |
2024-08-12 |
103E/24
|
Primeira Liberação |
|
|
Última Prorrogação |
|
|
Período de Captação |
2024-08-12 a
2027-12-31
|
Mecanismo |
Valores Aprovados |
Valores Captados |
Saldo |
ART. 1º A - Lei 8.685/93 |
1786200
|
0
|
1786200
|
Recursos próprios/contrapartida |
94100
|
0
|
0
|
TOTAL |
1880300
|
0
|
1786200
|
// Contas de captação |
Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
ARTIGO 1° - A |
3490 |
43017 -X |
ATIVO |
// Contas de movimentação |
Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
MOVIMENTO PJ |
3490 |
43019 -6 |
ATIVO |
|