|
|
PROJETO |
Os Versadores |
SALIC |
241292 |
PROCESSO |
01416.012299/2022-40 |
RESPONSÁVEL |
|
UF |
MG |
DIRETOR |
|
PRODUTOR |
|
ROTEIRISTA |
|
SEGMENTO
|
TV Paga
|
GÊNERO
|
Documentário
|
FORMATO
|
Obra Seriada
|
SINOPSE
|
Documentário musical que em cada episódio apresenta os gêneros musicais brasileiros que se utilizam da poesia de improviso, dos versos instantâneos. Com 10 episódios de 26 min, a série se propõe a viajar pelo Brasil e revelar os encantos do repente, rap, pajada, coco de embolada, calango, partido alto, trova galponeira, cururu, martelo agalopado e aboio de improviso, retratando cada gênero deste em seu embiente próprio de vivência. E dessa forma mostrar o aspecto lúdico, a sabedoria popular, a tradição oral e a estética visual que acompanham essas manifestações musicais.
O versador, seja ele um partideiro carioca, um cantador de viola, um embolador de coco, é uma espécie de acrobata das palavras. Ele é forçado não apenas criar sua obra na hora, mas tem que fazê-lo dentro de modelos já existentes, não pode ser como lhe der na telha. É uma prática que exige ao mesmo tempo inspiração e habilidade, que obriga o poeta a ter riqueza de imaginação e domínio da técnica: percepção de estrutura, repertório rico de rimas, domínio métrico na hora de cantar, etc.
Essa pressão pela invenção constante consegue extrair, de um artista mais talentoso, mais experiente ou mais preparado, repentes de imaginação que não lhe ocorreriam se estivesse sozinho, descontraído, tocando no terraço de casa.
Mesmo tendo muito em comum, cada tipo de improvisação cantada encontra sua própria vocação. Carrega simbologias próprias, motivações e ambientes culturais característicos, usa número de versos diferentes, com regras diversas e lida cada um a sua maneira com influências contemporâneas da mídia e da tecnologia digital.
É neste universo que a série mergulha, contribuindo para a disseminação destes patrimônios imateriais do nosso país, num tom contemplativo,espontâneo e conduzido pela curiosidade.
Os episódios serão conduzidos por um apresentador/mestre de cerimônia que irá viajar e investigar de perto cada gênero musical retratado na série.
A narrativa traz também a linguagem clipada dos videoclipes com movimento seguindo o ritmo ágil da improvisação para os momentos de performances musicais.
|
SITUAÇÃO
|
Aguarda captação
|
DATA DA SITUAÇÃO
|
2024-12-02
|
PROVIDÊNCIA TOMADA
|
Despacho do Diretor Presidente Nº 157-E, de 28/12/2024 / Publicado em: 29/12/2024.
|
Aprovações |
Data |
Portaria / Deliberação |
Aprovação Inicial |
2024-11-14 |
923
|
Primeira Liberação |
|
|
Última Prorrogação |
|
|
Período de Captação |
2024-11-29 a
2028-12-31
|
Mecanismo |
Valores Aprovados |
Valores Captados |
Saldo |
ART. 1º - Lei 8.685/93 |
700000
|
0
|
700000
|
Recursos próprios/contrapartida |
50000
|
0
|
0
|
TOTAL |
750000
|
0
|
700000
|
// Contas de captação |
Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
ARTIGO 1° |
3210 |
28041 -0 |
ATIVO |
// Contas de movimentação |
Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
MOVIMENTO PJ |
3210 |
28042 -9 |
ATIVO |
|