| |
|
| PROJETO |
Exílio ? a poiesis de Atiq Rahimi |
| SALIC |
250478 |
| PROCESSO |
01416.003786/2025-64 |
| RESPONSÁVEL |
|
| UF |
SP |
| DIRETOR |
|
| PRODUTOR |
|
| ROTEIRISTA |
|
|
SEGMENTO
|
Salas de Exibição
|
|
GÊNERO
|
Documentário
|
|
FORMATO
|
Longa
|
|
SINOPSE
|
Exílio ? a poiesis de Atiq Rahimi tem como tema três questões existenciais, as quais estão imbricadas entre si: a) o desterro humano, compreendido como uma série de sentimentos e sensações do indivíduo de não pertencimento, um range que vai desde a sensação de não pertencer a si mesmo, a seu corpo, à família, à escola, ao trabalho, à cidade, ao país e, no seu extremo, não pertencer à própria humanidade; b) a busca incessante pela identidade; e c) a possibilidade do indivíduo destinar seu sofrimento, em especial, destiná-lo em Arte.
O tema do documentário será desenvolvido tendo como sujeito a vida e a obra de Atiq Rahimi, escritor franco-afegão, radicado na França, que também é cineasta, com premiações nos festivais de Cannes e Berlin.
Nossa proposta é realizar um filme-ensaio, no qual nos apropriamos e nos re-apropriamos das imagens para recolocá-las de volta, em circulação, ressignificadas. O narrador protagonista conduzirá a narrativa através da memória dos encontros, das palavras e imagens de Rahimi, sejam as de entrevistas com ele, sejam as de seus livros e seus filmes, além das conversas que serão realizadas com outros autores, artistas e pesquisadores convidados.
Serão utilizadas três tipos de imagens inerentes à concepção de um filme-ensaio, como o diz Iglesias: ?imagens-arquivo, imagens-depoimento e imagens-conceito? :
Imagens-arquivo ? imagens de fotos, de calimorfias e de anotações de Atiq Rahimi, que fazem parte de seu arquivo pessoal, bem como imagens de cenas de filmes dirigidos por ele. Essas imagens são pré-existentes ao roteiro e serão reapropriadas pela narrativa. Fotos e filmes de arquivo relacionadas ao tema do filme-ensaio que permeiam os espaços e eventos históricos da vida de Rahimi.
Imagens-depoimento ? imagens de entrevistas já realizadas e a serem realizadas que tratam do tema do desterro humano, com o próprio Atiq e com especialistas na obra de Rahimi e da Literatura.
Imagens-conceito ? imagens da fuga de Rahimi do Afeganistão para o Paquistão, criadas por inteligência artificial
|
|
SITUAÇÃO
|
CEA Projeto em captação
|
|
DATA DA SITUAÇÃO
|
2025-11-05
|
|
PROVIDÊNCIA TOMADA
|
Atualização da situação via script, por meio do chamado #17094
|
| Aprovações |
Data |
Portaria / Deliberação |
| Aprovação Inicial |
2025-05-13 |
058E/25
|
| Primeira Liberação |
|
|
| Última Prorrogação |
|
|
| Período de Captação |
2025-05-13 a
2028-12-31
|
| Mecanismo |
Valores Aprovados |
Valores Captados |
Saldo |
| ART. 1º A - Lei 8.685/93 |
535500
|
0
|
535500
|
| Fundo Setorial do Audiovisual-Edital |
500000
|
0
|
500000
|
| Recursos próprios/contrapartida |
54500
|
0
|
0
|
| TOTAL |
1090000
|
0
|
1035500
|
| // Contas de captação |
| Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
ARTIGO 1° - A |
4477 |
12774 -4 |
ATIVO |
| // Contas de movimentação |
| Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
MOVIMENTO PJ |
4477 |
12776 -0 |
ATIVO |
|