| |
|
| PROJETO |
Mulheres Brigadistas ? Guardiãs do Fogo |
| SALIC |
250836 |
| PROCESSO |
01416.006938/2025-81 |
| RESPONSÁVEL |
|
| UF |
PR |
| DIRETOR |
|
| PRODUTOR |
|
| ROTEIRISTA |
|
|
SEGMENTO
|
TV Aberta
|
|
GÊNERO
|
Documentário
|
|
FORMATO
|
Longa
|
|
SINOPSE
|
Mulheres Brigadistas ? Guardiãs do Fogo é um longa documental derivado do curta homônimo premiado no 15º Curta Futura, promovido pelo Canal Futura e a Fundação Roberto Marinho, em 2024. A obra amplia e aprofunda a investigação iniciada no curta, percorrendo os quatro biomas brasileiros mais afetados por incêndios florestais ? Cerrado, Amazônia, Pantanal e Caatinga ? para revelar o protagonismo de mulheres que, voluntariamente, enfrentam o avanço do fogo com coragem, cuidado e ancestralidade.
A cada território visitado, acompanhamos pelo menos três mulheres brigadistas, entre agricultoras, indígenas, mães solo, quilombolas e lideranças comunitárias, que compartilham seus saberes, estratégias e desafios em um cenário de colapso ambiental e negligência estrutural.
A direção é de Laís Yumi, brigadista voluntária, mãe e cineasta, cuja vivência direta nas linhas de frente do combate imprime à obra uma narrativa íntima e afetiva. Em parceria com o diretor de fotografia Oruê Brasileiro, o filme une rigor estético, escuta sensível e potência política.
Mais do que denunciar as queimadas, Mulheres Brigadistas ? Guardiãs do Fogo apresenta o fogo como metáfora do desequilíbrio e da resistência, da destruição e da transformação. Um documentário que ilumina o gesto feminino de proteger a vida em tempos de urgência climática e invisibilidade social.
|
|
SITUAÇÃO
|
CEA Projeto em captação
|
|
DATA DA SITUAÇÃO
|
2025-11-05
|
|
PROVIDÊNCIA TOMADA
|
Atualização da situação via script, por meio do chamado #17094
|
| Aprovações |
Data |
Portaria / Deliberação |
| Aprovação Inicial |
2025-07-17 |
097E/25
|
| Primeira Liberação |
|
|
| Última Prorrogação |
|
|
| Período de Captação |
2025-07-17 a
2028-12-31
|
| Mecanismo |
Valores Aprovados |
Valores Captados |
Saldo |
| ART. 3º A - Lei 8.685/93 |
350000
|
0
|
350000
|
| Leis Estaduais de Incentivo |
100000
|
0
|
100000
|
| Recursos próprios/contrapartida |
24000
|
0
|
0
|
| TOTAL |
474000
|
0
|
450000
|
| // Contas de captação |
| Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
ARTIGO 3° - A |
1433 |
65523 -6 |
ATIVO |
| // Contas de movimentação |
| Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
MOVIMENTO PJ |
1433 |
65514 -7 |
ATIVO |
|