| |
|
| PROJETO |
O Tratorista - Um Sonho em Construção |
| SALIC |
251286 |
| PROCESSO |
01416.010401/2025-15 |
| RESPONSÁVEL |
|
| UF |
RJ |
| DIRETOR |
|
| PRODUTOR |
|
| ROTEIRISTA |
|
|
SEGMENTO
|
Salas de Exibição
|
|
GÊNERO
|
Documentário
|
|
FORMATO
|
Longa
|
|
SINOPSE
|
Entre 1957 e 1960, milhares de trabalhadores brasileiros, anônimos, deixaram suas terras e famílias para erguer a nova capital federal. As marcas dessa experiência estão preservadas em cartas, documentos, papéis, fotografias, registros em vídeo e depoimentos guardados no Arquivo Público do Distrito Federal, espaço que se torna fonte fundamental para este documentário.
?O Tratorista ? Um Sonho em Construção?, acompanha o processo de pesquisa que dará origem ao longa-metragem de ficção ?O Tratorista?, protagonizado por Edson Celulari. O documentário registra o trabalho de pesquisa realizado pela roteirista Carolina Kotscho, a escuta de pioneiros de Brasília, Candangos e seus familiares, além das reflexões de pesquisadores e da equipe do Arquivo Público.
Mais do que bastidores de um projeto de ficção, o documentário propõe um diálogo entre memória e criação: vemos Edson Celulari se aproximar do personagem Elísio através de documentos históricos, Carolina costurar fatos e dramaturgia, e Enzo Celulari, produtor e também um dos diretores do documentário, articular o encontro entre a pesquisa documental e o cinema.
O resultado é um retrato sensível do nascimento de Brasília a partir de múltiplos olhares: os arquivos, os relatos pessoais e a prática artística. Um filme que busca compreender como a cidade nasceu e, ao mesmo tempo, refletir sobre o país que ainda tentamos construir.
|
|
SITUAÇÃO
|
CEA Projeto em captação
|
|
DATA DA SITUAÇÃO
|
2025-11-04
|
|
PROVIDÊNCIA TOMADA
|
DESPACHO DO DIRETOR PRESIDENTENº 143-E, DE 28 DE OUTUBRO DE 2025
|
| Aprovações |
Data |
Portaria / Deliberação |
| Aprovação Inicial |
2025-10-31 |
143E/25
|
| Primeira Liberação |
|
|
| Última Prorrogação |
|
|
| Período de Captação |
2025-10-31 a
2029-12-31
|
| Mecanismo |
Valores Aprovados |
Valores Captados |
Saldo |
| ART. 1º A - Lei 8.685/93 |
400000
|
0
|
400000
|
| Outras Fontes |
75000
|
0
|
75000
|
| Recursos próprios/contrapartida |
25000
|
0
|
0
|
| TOTAL |
500000
|
0
|
475000
|
| // Contas de captação |
| Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
ARTIGO 1° - A |
4476 |
8089 -6 |
ATIVO |
| // Contas de movimentação |
| Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
MOVIMENTO PJ |
4476 |
8090 -X |
ATIVO |
|