| |
|
| PROJETO |
Amor de Maria em Três Atos |
| SALIC |
260024 |
| PROCESSO |
01416.012305/2025-10 |
| RESPONSÁVEL |
|
| UF |
MT |
| DIRETOR |
|
| PRODUTOR |
|
| ROTEIRISTA |
|
|
SEGMENTO
|
Salas de Exibição
|
|
GÊNERO
|
Ficção
|
|
FORMATO
|
Longa
|
|
SINOPSE
|
Maria, jovem artista brasileira que passou cinco anos em Lisboa estudando Belas Artes e performance, retorna a São¿Paulo acompanhada de Manuela, sua melhor amiga portuguesa e parceira criativa. Juntas, planejaram a obra ?Amor em Três Atos?, uma expressão híbrida entre Brasil e Portugal, onde amizade, romance e amor-próprio se entrelaçam. O objetivo de Maria, nesse primeiro movimento, é reencontrar seu lugar interno e artístico, transformar sua trajetória imigrante em arte e celebrar laços culturais entre os dois países.
No segundo ato, a trama se rompe: durante uma festa de aniversário de Cláudio, amigo angolano de Manuela, Maria descobre a morte de sua amiga, vítima de doença terminal que mantinha oculta. Dominada pelo luto e pela culpa, Maria abandona a criação e se recolhe em lembranças. Em meio a essa dor, ela conhece Paula, portuguesa radicada no Brasil, lésbica butch e jogadora de xadrez, numa festa folclórica portuguesa em São¿Paulo. Paula desperta em Maria um desejo leve, lúdico e carnal, reacendendo a pulsão criativa. Juntas, mergulham numa relação intensa, mas o conflito se avoluma quando Paula se envolve em campeonato de xadrez em Lisboa, desaparece e Maria descobre sua traição com Gaspar, jovem português. O objetivo de Maria vira também a reconstrução de si mesma, mas o conflito a coloca entre o medo de amar, o desejo de criar e o luto não resolvido.
No terceiro e último ato, ?Amor-Próprio?, Maria, no ateliê que antes dividia com Manuela, encontra uma carta da amiga que a obriga a agir. Movida pela herança simbólica de Manuela, ela decide montar sua performance solo. Em cena, revisita a amizade perdida, o desejo que a atravessou e a dor que a moldou, e transforma vulnerabilidade em força. O objetivo final, apresentar sua obra ?Amor em Três Atos? como gesto de renascimento, se concretiza quando Maria se revela inteira perante a plateia, convertendo a perda em matéria-prima criativa. O conflito interno se resolve no momento em que a arte redime a ferida e a migração, amizade, desejo e luto encontram expressão estética e existencial.
|
|
SITUAÇÃO
|
CEA Projeto em captação
|
|
DATA DA SITUAÇÃO
|
2026-01-15
|
|
PROVIDÊNCIA TOMADA
|
DESPACHO DO DIRETOR PRESIDENTE N.º 3-E, DE 13 DE JANEIRO DE 2026
|
| Aprovações |
Data |
Portaria / Deliberação |
| Aprovação Inicial |
2026-01-14 |
003E/26
|
| Primeira Liberação |
|
|
| Última Prorrogação |
|
|
| Período de Captação |
2026-01-14 a
2029-12-31
|
| Mecanismo |
Valores Aprovados |
Valores Captados |
Saldo |
| ART. 1º A - Lei 8.685/93 |
1500000
|
0
|
1500000
|
| Recursos próprios/contrapartida |
125000
|
0
|
0
|
| TOTAL |
1625000
|
0
|
1500000
|
| // Contas de captação |
| Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
ARTIGO 1° - A |
1196 |
59596 -9 |
ATIVO |
| // Contas de movimentação |
| Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
MOVIMENTO PJ |
1196 |
59597 -7 |
ATIVO |
|