| |
|
| PROJETO |
Kitanda Arts |
| SALIC |
260199 |
| PROCESSO |
01416.000774/2026-69 |
| RESPONSÁVEL |
|
| UF |
MA |
| DIRETOR |
|
| PRODUTOR |
|
| ROTEIRISTA |
|
|
SEGMENTO
|
Vídeo Doméstico
|
|
GÊNERO
|
Documentário
|
|
FORMATO
|
Curta
|
|
SINOPSE
|
A obra audiovisual propõe um olhar sensível e aprofundado sobre o artesanato no Maranhão, destacando os saberes tradicionais, os processos de criação e as trajetórias de artesãos que mantêm vivas técnicas transmitidas entre gerações. A narrativa revela o artesanato como expressão cultural, identidade coletiva e prática econômica fundamental para diversos territórios do estado.
O audiovisual tem como objeto central o fazer artesanal enquanto prática viva e dinâmica, evidenciando o uso de matérias-primas locais, os modos de produção, o tempo do trabalho manual e a relação dos artesãos com o território. Ao acompanhar o cotidiano desses criadores, a obra apresenta o artesanato como linguagem cultural que conecta memória, tradição e contemporaneidade.
A estratégia de abordagem privilegia a observação dos processos criativos, dos ambientes de trabalho e das interações sociais que permeiam a produção artesanal. A narrativa evidencia desafios como a preservação dos saberes tradicionais, a valorização do trabalho manual e a adaptação às transformações sociais e econômicas, sem romper com as identidades culturais que caracterizam o artesanato maranhense.
Ao longo da obra, o artesanato é apresentado não apenas como produto final, mas como processo cultural carregado de significados históricos, sociais e simbólicos, reafirmando seu papel na construção da identidade do Maranhão e na promoção do desenvolvimento cultural e criativo do estado.
|
|
SITUAÇÃO
|
CEA Projeto em captação
|
|
DATA DA SITUAÇÃO
|
2026-02-27
|
|
PROVIDÊNCIA TOMADA
|
Despacho do Diretor Presidente nº 30-E de 06/02/2026. Publicado em 26/02/2026
|
| Aprovações |
Data |
Portaria / Deliberação |
| Aprovação Inicial |
2026-02-26 |
030E/26
|
| Primeira Liberação |
|
|
| Última Prorrogação |
|
|
| Período de Captação |
2026-02-26 a
2029-12-31
|
| Mecanismo |
Valores Aprovados |
Valores Captados |
Saldo |
| ART. 1º - Lei 8.685/93 |
95000
|
0
|
95000
|
| Recursos próprios/contrapartida |
5000
|
0
|
0
|
| TOTAL |
100000
|
0
|
95000
|
| // Contas de captação |
| Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
ARTIGO 1° |
2972 |
69878 -4 |
ATIVO |
| // Contas de movimentação |
| Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
MOVIMENTO PJ |
2972 |
69879 -2 |
ATIVO |
|