| |
|
| PROJETO |
Entre a Pista e o Mundo: Corpo, Velocidade e Paixão |
| SALIC |
260319 |
| PROCESSO |
01416.001460/2026-83 |
| RESPONSÁVEL |
|
| UF |
SP |
| DIRETOR |
|
| PRODUTOR |
|
| ROTEIRISTA |
|
|
SEGMENTO
|
TV Paga
|
|
GÊNERO
|
Documentário
|
|
FORMATO
|
Curta
|
|
SINOPSE
|
Entre a Pista e o Mundo: Corpo, Velocidade e Paixão é um documentário de curta-metragem que investiga a velocidade não como espetáculo esportivo, mas como prática cultural contínua, construída no tempo por meio de método, disciplina, repetição e presença. O filme desloca o olhar da imagem da corrida para os processos que a antecedem, a sustentam e a atravessam, observando o intervalo sensível onde corpo, técnica e atenção se reorganizam.
A narrativa acompanha pessoas que se relacionam com o automobilismo a partir de corpos, trajetórias e condições distintas, incluindo pilotos profissionais, amadores e pessoas com deficiência. A velocidade surge como um campo de experiência capaz de estruturar rotinas, gestos e modos de estar no mundo, mais do que como um gesto de façanha ou superação individual. A pista deixa de ser palco e passa a ser ambiente, um espaço onde o excesso do cotidiano se retrai e a concentração se intensifica.
Com abordagem observacional, o documentário acompanha rituais de preparação, deslocamentos urbanos, treinos, ajustes técnicos e momentos de silêncio e foco, evitando explicações didáticas ou narrativas clínicas. A deficiência não é tratada como obstáculo dramático, mas como parte do contexto concreto a partir do qual cada personagem constrói sua relação com a condução, a autonomia e a cidade.
A cidade de São Paulo atravessa o filme como matéria sensível, revelando a relação entre infraestrutura, acessibilidade e movimento. Antes da pista, há percurso; antes da velocidade, há espera. O documentário se constrói nesse espaço intermediário, onde outra lógica temporal se instala.
Ao propor uma leitura cultural da velocidade, Entre a Pista e o Mundo amplia o debate sobre corpo, acessibilidade e participação, afastando-se de narrativas esportivas espetacularizadas e afirmando o audiovisual como espaço de observação, escuta e permanência.
|
|
SITUAÇÃO
|
CEA Projeto aprovado em trâmite de publicação
|
|
DATA DA SITUAÇÃO
|
2026-03-11
|
|
PROVIDÊNCIA TOMADA
|
|
| Aprovações |
Data |
Portaria / Deliberação |
| Aprovação Inicial |
2026-03-18 |
043E/26
|
| Primeira Liberação |
|
|
| Última Prorrogação |
|
|
| Período de Captação |
2026-03-18 a
2029-12-31
|
| Mecanismo |
Valores Aprovados |
Valores Captados |
Saldo |
| ART. 1º A - Lei 8.685/93 |
315000
|
0
|
315000
|
| Recursos próprios/contrapartida |
35000
|
0
|
0
|
| TOTAL |
350000
|
0
|
315000
|
| // Contas de captação |
| Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
ARTIGO 1° - A |
3039 |
27992 -7 |
ATIVO |
| // Contas de movimentação |
| Mecanismo |
Agência |
Conta Corrente |
Situação |
MOVIMENTO PJ |
3039 |
27996 -X |
ATIVO |
|